Elzuila Calisto

Nome Completo: Elzuila Alves Calisto

Partido: Partido dos Trabalhadores - PT

Gabinete:

E-mail: ver.elzuilacalisto@teresina.pi.leg.br

Redes Socias:

Mandatos

Legislatura Nº 19 - Titular

Elzuila Calisto

Biografia

Elzuila Alves Calisto, 39 anos, mãe de João Pedro e Davi, é formada em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com especialização em Educação, Trânsito e Meio Ambiente.

Foi coordenadora do Programa de Condutores Carentes, no Departamento de Trânsito do Piauí (Detran). Trabalhou na Câmara Federal e na Secretaria de Estado do Governo, onde conheceu mais a fundo a política como uma ferramenta de mudança social.

Atuou ainda como coordenadora de Modernização e Qualificação de Empreendimento Público. Foi membro do Conselho Administrativo da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) e diretora administrativa da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH). Atualmente, cumpre o seu primeiro mandato como vereadora de Teresina e é candidata a deputada estadual pelo PT.

Elzuila acredita que a política é uma ferramenta importante de transformação social, por isso trabalha para melhorar a vida dos teresinenses. Atua em diversos projetos de empoderamento feminino, como o Dança para Elas que eleva a autoestima de mulheres através da dança.

Já destinou emenda para reforma e ampliação do Hospital Siamca, sala de parto e pré-parto para tratamento mais humanizado das mães. Aprovou o Projeto de Lei que institui o “Programa de Erradicação da Pobreza Menstrual” que distribui em escolas e unidades de saúde da rede municipal, absorventes higiênicos, coletores ou roupas íntimas absorventes, bem como produtos para o alívio do desconforto menstrual para mulheres em vulnerabilidade social e econômica.

Além do Projeto de Lei que permite que usuários do SUS com consultas autorizadas pelo sistema de regulação, possam confirmar e agendar consultas e exames pelo telefone. Isso facilita o acesso de mulheres e de todos os usuários do SUS.

Elzuila conseguiu pavimentação asfáltica para a Vila Irmã Dulce, Geovane Prado e Bela Vista. Também conseguiu levar pavimentação poliédrica, através do PRO Piauí para a zona norte, Monte Castelo, Cerâmica Cil e para a zona rural.

A vereadora destinou emendas para capacitação profissional, levando cursos para todas as zonas da cidade. Também enviou recursos para atividades esportivas, como um projeto de judô que beneficia 100 crianças com fardamento completo e aulas. Elzuila também ajudou a implantação de um projeto de Inovação Tecnológica Agrícola na comunidade Angolar, na zona rural de Teresina.

Comissões e Frentes Parlamentares

# Comissão Legislatura Nº 19 / 2 Cargo
1 Procuradoria da Mulher Secretária