Gustavo de Carvalho

Nome Completo: Gustavo Cromwell de Carvalho Pacífico

Partido: Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB

Gabinete:

E-mail: ver.gustavodecarvalho@teresina.pi.leg.br

Redes Socias:

Mandatos

Legislatura Nº 19 - Titular

Gustavo de Carvalho

Biografia

Gustavo Cromwell de Carvalho Pacífico é natural de Teresina-PI, nascido no dia 28 de dezembro de 1975. É um dos três filhos do casal de funcionários públicos aposentados Julieta Ferreira de Carvalho e José Cromwell Soares Pacífico. É casado e pai de Luiz Gustavo, Ana Gabriela, José Neto e Laura Santos.

De origem simples, Gustavo iniciou sua trajetória no mundo do trabalho aos 15 anos, como Mirim, realizando a função de entregador de faturas de energia em diversos bairros da capital piauiense. Posteriormente, teve a oportunidade de acumular experiência profissional em várias empresas do Piauí.

Com muito esforço e dedicação, conquistou a formação acadêmica em Administração pelo Centro de Ensino Superior Vale do Parnaíba (CESVALE) e Especialização em Gestão Empresarial. A partir disso, também conseguiu exercer função de professor do ensino superior.

Após ocupar cargos em empresas do estado, Gustavo foi selecionado entre dezenas de candidatos para assumir um grande desafio: administrar o Shopping da Cidade, o maior centro de comércio popular de Teresina, formado por aproximadamente 1.800 boxes. Ocupou o referido posto entre os anos de 2009 e 2016.

Foi também em meio a uma alta concorrência que, em 2016, Gustavo de Carvalho obteve outra vitória e encarou uma missão ainda mais árdua: vereador da Câmara Municipal de Teresina (CMT). Elegeu-se com 1.997 votos pelo Partido Ecológico Nacional (PEN), o que garantiu espaço para integrar a Mesa Diretora como 4º secretário.

Nas eleições de 2020, foi eleito com 5.685 votos pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), tornando-se, então, 2º vice-presidente da Mesa Diretora e presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Geração de Emprego e Renda.

Atualmente (biênio 2023-2024), preside a Comissão de Educação e compõe, enquanto membro, as Comissões de Finanças e Orçamento, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor.

No legislativo municipal, sua atuação é marcada pelo incentivo às atividades ligadas ao empreendedorismo, com ênfase na economia popular, solidária e criativa.

Seu trabalho como parlamentar também é direcionado para valorização dos desportistas locais, dando apoio e suporte às escolinhas e projetos que atendem crianças e jovens, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.

Comissões e Frentes Parlamentares

# Comissão Legislatura Nº 19 / 2 Cargo
1 Finanças, Orçamento, Fiscalização Financeira e Ordem Econômica Vice-Presidente
2 Educação Presidente
3 Direitos Humanos e de Defesa do Consumidor Segundo Membro
4 Saúde Segundo Suplente