Luiz Lobão

Nome Completo: Luiz Gonzaga Lobão Castelo Branco

Partido: Movimento Democrático Brasileiro - MDB

Gabinete:

E-mail: ver.luizlobao@teresina.pi.leg.br

Redes Socias:

Mandatos

Legislatura Nº 19 - Titular

Luiz Lobão

Biografia

Luiz Lobão é médico especialista na área de Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pós-graduado na área de Auditoria em Saúde pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Casado, pai de quatro filhos e dois netos. Integrou o quadro médico da Maternidade Dona Evangelina Rosa, onde esteve à frente da Divisão Médica pelo período de quatro anos. Médico auditor do PLAMTA – Teresina, médico da Fundação Municipal de Saúde e diretor-médico da Clínica Leão XIII, localizada no bairro Vila Operária.

Na Câmara Municipal de Teresina (CMT), onde ocupa mandato pela quarta vez, foi primeiro secretário da mesa diretora, exerceu a vice-presidência da Câmara, presidiu a Comissão de Saúde, por duas vezes, foi ainda membro da Comissão de Meio Ambiente e Saneamento Básico e foi presidente da Casa Legislativa. Atualmente é membro da Comissão de Meio Ambiente, Saúde, Saneamento Básico e Assistência Social.

Em sua atuação parlamentar, destaque para a Lei 4.321 de 10 de agosto de 2012, que dispõe sobre a obrigatoriedade de atendimento aos pacientes em situação de emergência e urgência nos hospitais da rede privada de saúde; a Lei Mateus, que determina a elevação de faixas de pedestres na porta de escolas, hospitais e templos religiosos visando uma maior segurança aos pedestres.

Foi em seu mandato como presidente da CMT que ocorreu a revitalização do projeto Câmara Itinerante. O projeto tem a importante missão de aproximar os cidadãos do poder legislativo municipal por meio de audiências públicas nas comunidades. Também na sua gestão à frente da presidência da Câmara garantiu a transparência das ações da CMT por meio da efetivação do Portal da Transparência.

Ainda como presidente da CMT autorizou a convocação de 10 candidatos aprovados no Concurso Público realizado pela Câmara Municipal de Teresina em 2012 e promulgou a Lei Nº 4.882, de 29 de março de 2016, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) para os servidores públicos permanentes e efetivos dos quadros de pessoal da Casa. 

No seu segundo mandato, a convite do prefeito de Teresina, Firmino Filho, presidiu a Fundação Municipal de Saúde (FMS). Na Fundação, iniciou o maior projeto de qualificação e requalificação da Atenção Básica de Teresina, com a aprovação de recursos para a construção de 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e reforma de 17 já existentes e teve a oportunidade de desenvolver projetos e ações importantes voltadas para a saúde dos teresinenses.

Comissões e Frentes Parlamentares

# Comissão Legislatura Nº 19 / 2 Cargo
1 Saúde Primeiro Membro
2 Meio Ambiente, Saneamento Básico e Assistência Social Terceiro Membro