Teresinha Medeiros

Nome Completo: Teresinha De Sousa Medeiros Santos

Partido: União Brasil - UB

Gabinete:

E-mail: ver.teresinhamedeiros@teresina.pi.leg.br

Redes Socias:

Mandatos

Legislatura Nº 19 - Titular

Teresinha Medeiros

Biografia

Teresinha Medeiros nasceu na cidade de União – Piauí, filha de Manoel Dias Medeiros e Isabel de Sousa Brandão, família simples, teve 8 (oito) irmãos. Ainda muito jovem Teresinha já mostrava inconformismo com as disparidades sociais. Batalhou desde cedo por uma vida mais justa e para ver mudanças ao seu redor.  Estudou, tornando-se professora e bacharel em Direito.

Ligada aos movimentos iniciou uma caminhada de trabalho social em comunidades carentes da zona urbana e rural de Teresina. Sem militância em qualquer partido, envolveu-se com causas sociais por puro altruísmo.

Sensibilizada com as causas sociais, tomou gosto pela vida política. Decidiu, portanto, se candidatar a vereadora de Teresina. Em 2012, filiada ao PPS (Partido Popular Socialista), foi eleita com 2.224 votos a vereadora de Teresina. Em 2016 conquistou 4.273, ficando na suplência, pelo partido PSL (Partido Social Liberal). Em 2020 foi reeleita vereadora com 4.551, conquistando seu segundo mandato pelo mesmo partido PSL.

Preocupada com a educação das crianças teresinenses, está sempre buscando intervir na recuperação de escolas e construção de novas creches, que é fator determinante para alfabetizar crianças e prepará-las para o ensino regular, potencializando as oportunidades para que os jovens tenham um futuro digno.

Através de ações consolidadas sentiu a necessidade de atuar pelos mais humildes e necessitados, além de um forte desejo de melhorar as condições de vida das mulheres e idosos. O seu mandato objetiva combater todos os tipos de preconceitos e melhorar a qualidade de vida da população.

Na Câmara Municipal de Teresina, o seu trabalho vem sendo reconhecido como um dos mais atuantes. A parlamentar é conhecida principalmente por um trabalho voltado para o combate à discriminação, violência contra idosos e mulheres e todos os tipos de preconceitos.  O destaque na “Casa do Povo” fez Teresinha Medeiros ser a escolhida para coordenar importantes comissões da Câmara, além de ter atuado como Presidente da Comissão dos Idosos e das Mulheres. Atualmente a vereadora é a Primeira Secretária da Mesa da Presidência.

Dentre as leis e projetos aprovados de autoria da vereadora muitos foram destaque em todo o Piauí e em outros estados, como: a lei do aleitamento materno, a prevenção ao suicídio, a humanização do parto através do plano municipal para humanização,  a criação permanente dos direitos dos idosos, o combate ao bullying virtual nas escolas, a proibição do uso de aparelhos sonoros dentro dos transportes públicos, entre outros.

“Sou casada, mãe de 3 filhos e tenho netos e não suportaria ver eles serem discriminados por qualquer motivo! Por isso imagino o que passam os pais de filhos discriminados ou vítimas de algum tipo de violência. Também tenho essa mesma opinião sobre os idosos e os animais, que na maioria dos casos não tem condições de se defenderem. Essa é a essência do meu trabalho como política! Quero e vou sempre lutar por essas bandeiras”, conclui Teresinha Medeiros.

Comissões e Frentes Parlamentares

# Comissão Legislatura Nº 19 / 2 Cargo
1 Legislação, Justiça e Redação Final Primeiro Suplente
2 Saúde Vice-Presidente
3 Meio Ambiente, Saneamento Básico e Assistência Social Presidente
4 Direitos da Mulher Vice-Presidente
5 Procuradoria da Mulher Procuradora Adjunta