Venâncio Cardoso

Nome Completo: José Venâncio Cardoso Neto

Partido: Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB

Gabinete:

Contato: (86) 9 9525-1568

E-mail: ver.venanciocardoso@teresina.pi.leg.br

Redes Socias:

Mandatos

Legislatura Nº 19 - Titular

Venâncio Cardoso

Biografia

Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira, José Venâncio Cardoso Neto nasceu na cidade de Teresina no dia 2 de maio de 1986. Graduado Bacharel em Direito pelo Instituto Camilo Filho, Venâncio começou a advogar no ano de 2010 na cidade de Batalha, localizada ao norte do Piauí.

Filho do professor aposentado da Universidade Federal do Piauí Francisco Cardoso e da ex-deputada estadual e atual Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Flora Izabel, Venâncio aprendeu cedo, com os pais, a se preocupar com bem-estar da população do Piauí.

Sua grande referência de luta foi sua mãe. Ainda pequeno, Venâncio a acompanhava em reuniões dentro de sindicatos, em mobilizações dos trabalhadores e foi em parte, por causa dela, que seu interesse pela política foi despertado.

O vereador se elegeu pela primeira vez em 2016 com quase 6 mil votos, sendo um dos vereadores mais jovens a assumir na Câmara Municipal de Teresina naquele ano, e se tornando Primeiro Secretário da mesa diretora da Casa. Também atuou como secretário na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) de 2018 à 2020, ocasião em que criou um núcleo de pesquisas com foco no Turismo e instituiu o projeto Empreende Bairro, que mapeia os negócios nos bairros da capital e faz capacitação individualizada nas próprias comunidades e tendo ainda papel decisivo na criação do Procon Municipal.

Em 2020, se reelegeu vereador pelo PSDB com o número 45555 e segue seu trabalho focado em ampliar o bem estar social dos teresinenses. Na CMT, atua também como presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e Diretor da Escola do Legislativo Municipal Vereador Firmino Filho. 

Comissões e Frentes Parlamentares

# Comissão Legislatura Nº 19 / 2 Cargo
1 Legislação, Justiça e Redação Final Presidente
2 Direito dos Idosos Segundo Membro
3 Direitos da Juventude Segundo Suplente
4 Pessoa com deficiência e Acessibilidade Primeiro Membro