Audiência Pública debate fortalecimento a Lei Lucas e a capacitação de professores em Primeiros Socorros

Publicado em 21/09/2023 08:58
Por:

A segurança e bem-estar das crianças teresinenses são prioridades no mandato da vereadora Teresinha Medeiros, do União Brasil. Por isso, a parlamentar convocou uma Audiência Pública para discutir sobre a Lei Lucas, com o objetivo de discutir a efetivação da lei e a necessidade de capacitar os professores em técnicas de primeiros socorros.

A Lei Lucas, batizada em homenagem ao pequeno Lucas Begalli, vítima de uma parada cardiorrespiratória em uma escola por ter se engasgado com o lanche, tornou-se um marco na legislação brasileira. Ela exige que escolas estejam preparadas para lidar com emergências médicas, incluindo a capacitação de professores em manobras de primeiros socorros.

Durante a audiência, Teresinha Medeiros enfatizou a importância da execução eficaz dessa lei, destacando que a pronta resposta em situações de emergência pode salvar vidas. Ela também ressaltou que os professores desempenham um papel vital nesse contexto, pois muitas vezes são os primeiros a lidar com incidentes médicos nas escolas.

“A capacitação dos professores não apenas atende aos requisitos legais, mas também proporciona um ambiente de aprendizado mais seguro e tranquilo para os alunos e suas famílias”, destaca a parlamentar.

A audiência contou com a presença de autoridades locais e teve um momento significativo com o pronunciamento do secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso. Ele expressou seu apoio à ideia de capacitar os professores em primeiros socorros e se comprometeu a trabalhar em estreita colaboração com a vereadora e demais interessados para tornar essa proposta uma realidade.

“A propositura de Teresinha Medeiros para essa audiência pública demonstra seu firme compromisso em garantir que nossas escolas sejam locais seguros para o desenvolvimento educacional e pessoal de nossas crianças. A discussão e ação conjunta da comunidade e das autoridades locais são passos essenciais para cumprir esse objetivo”, disse o secretário de Educação.

A vereadora encerrou a audiência com a promessa de continuar a trabalhar incansavelmente para fortalecer a implementação da Lei Lucas e garantir que as escolas estejam equipadas para responder a emergências de forma eficaz, protegendo assim o futuro das crianças.