Câmara aprova reajuste salarial para 1.184 servidores municipais

Publicado em 21/02/2024 13:29

Servidores comemoraram o resultado da sessão ordinária

Por unanimidade, a Câmara aprovou o projeto de lei que reorganiza os cargos e salários dos assistentes técnico-administrativos de nível médio do município. O documento lido na sessão ordinária desta quarta-feira, 21, abrange auxiliares de administração, agentes de administração financeira, assistentes de administração, auxiliares de administração tributária, técnicos industriais e técnicos agrícolas.

O presidente Enzo Samuel parabenizou o resultado, uma luta de anos, segundo ele

O presidente da Câmara, vereador Enzo Samuel, atribuiu a vitória ao reconhecimento daqueles que sustentam a administração pública. "É com muito orgulho que apresentamos o projeto. Hoje, quando voltarem para suas casas, poderão dizer às suas famílias que agora há essa valorização. Uma luta como essa, que começou há muitos anos, requer muita articulação, muitas conversas e o envolvimento de muitos agentes", comemorou.

Os profissionais da classe reclamam dos vencimentos congelados há 10 anos

Uma significativa defasagem salarial está sendo enfrentada, com vencimentos na faixa de R$ 800, de acordo com o representante da classe, Anselmo Pinheiro. Ele acrescentou que outras categorias tiveram seus planos de carreira ajustados anualmente, resultando em uma disparidade salarial preocupante.

“Temos colegas com 35 anos de serviço que recebem apenas R$ 1.500, enquanto novos servidores do último concurso têm vencimentos de R$ 890. Na última vez que estivemos aqui, nosso projeto foi aprovado, porém, uma emenda inconstitucional incluiu a categoria de auxiliar de enfermagem, que não tem relação com a de assistente administrativo. Isso levou ao veto do projeto pela prefeitura, o que nos trouxe de volta hoje para uma nova votação”, explicou Anselmo Pinheiro.

Comissão de servidores se fez presente na sessão

O requerimento será enviado para a sanção do prefeito com o acréscimo "dos profissionais da Fundação Municipal de Saúde, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Radiologia, entre outros, que merecem ser valorizados", acrescentou o vereador Paulo Lopes.

Os profissionais pedem a equiparação salarial

“Vamos fazer a manutenção do veto para dar à prefeitura a oportunidade de corrigir o plano de cargos, incluindo essas novas classes. Se o plano é de cargos e salários, e o cargo é técnico em nível médio, pouco importa a especialidade”, disse o vereador Ismael Silva.

Novos vencimentos que devem ser pagos pela Secretaria de Administração