A Câmara Municipal de Teresina participou, na manhã desta terça-feira (28), de uma reunião virtual com representantes do Ministério Público do Piauí (MPPI) para discutir o projeto “Cidades Seguras’”. A iniciativa tem como objetivo criar conselhos para regulamentar as atividades da Guarda Municipal de Teresina, fortalecendo a segurança pública na capital.
Durante a reunião, a assessora Jorriceli Carvalho, representando o presidente Enzo Samuel, discutiu ações para aprimorar a atuação da Guarda Municipal, promovendo maior integração com outros órgãos de segurança. O projeto busca proporcionar mais estrutura e capacitação à corporação, além de assegurar um melhor acompanhamento de suas ações.
Várias capitais, como Rio de Janeiro, Recife e Salvador, têm adotado ou discutido modelos para melhorar a atuação das guardas municipais e a busca por maior integração com as forças policiais estaduais e federais.
O MPPI já firmou acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e a Associação Piauiense de Municípios (APPM) para fomentar, acompanhar e fiscalizar a adoção de providências, na criação e instituição dos Conselhos, Fundos e Planos Municipais de Segurança Pública e Defesa Social e dos Conselhos Territoriais de Segurança Pública.
Draga Alana destaca criação de emenda de bancada na LDO e defende atuação coletiva em defesa de Teresina
Nova lei amplia transparência nas unidades de saúde da capital
População recebe RGs, certidões e exames de mamografia solicitados no Câmara em Ação
Draga Alana reconhece importância do OPA para Teresina e defende expansão para cidades menores do Piauí
Vereador Inácio Carvalho defende visibilidade do nome Petrônio Portella no aeroporto de Teresina
Vereadora Samantha Cavalca propõe ‘Lei do Abuso Zero’ para combater exploração sexual infantil em Teresina
Enzo Samuel avalia positivamente mudanças no aterro sanitário e destaca papel da Câmara