Na manhã desta segunda-feira (2), uma reunião na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Angelim marcou o início de uma ação estratégica voltada à saúde da mulher. Participaram do encontro as equipes da Estratégia Saúde da Família e a coordenadora da Câmara Municipal de Teresina, Macilane Gomes, que conduziu a articulação.
O objetivo da reunião foi organizar uma força-tarefa para realizar a busca ativa das mulheres que estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) aguardando o exame de mamografia. A medida visa acelerar o atendimento, evitar o agravamento de casos e garantir o encaminhamento correto para o exame.
“A expectativa é que essa mobilização gere um impacto direto na redução da fila de espera. Vamos identificar as mulheres que precisam do exame, acompanhar de perto cada situação e garantir que nenhuma fique sem assistência”, destacou Macilane Gomes. “Essa é uma das prioridades do nosso trabalho junto às comunidades, unindo esforços para promover o cuidado com quem mais precisa”, completou.
A ação faz parte dos preparativos para mais uma edição do Câmara em Ação, que será realizada no dia 13 de junho, das 08h às 13h, na Escola Municipal Angelim. Nesta edição, o evento contará com um importante reforço: a presença da Carreta da Saúde da Mulher, serviço móvel disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). A unidade itinerante estará no local oferecendo exames de mamografia, ampliando o acesso das mulheres ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
As mulheres interessadas em realizar o exame durante o evento devem procurar a UBS do Angelim para fazer o agendamento prévio. É necessário apresentar RG, CPF e o cartão do SUS no momento do agendamento. Os exames serão realizados no próprio dia 13 de junho, no período de 9h40 às 16h30, por meio da estrutura da Carreta da Saúde da Mulher.
O Câmara em Ação reúne diversos serviços gratuitos voltados à cidadania, saúde, assistência social e escuta popular, aproximando a Câmara Municipal da comunidade e promovendo atendimentos que fazem a diferença na vida da população.
Draga Alana destaca criação de emenda de bancada na LDO e defende atuação coletiva em defesa de Teresina
Nova lei amplia transparência nas unidades de saúde da capital
População recebe RGs, certidões e exames de mamografia solicitados no Câmara em Ação
Draga Alana reconhece importância do OPA para Teresina e defende expansão para cidades menores do Piauí
Vereador Inácio Carvalho defende visibilidade do nome Petrônio Portella no aeroporto de Teresina
Vereadora Samantha Cavalca propõe ‘Lei do Abuso Zero’ para combater exploração sexual infantil em Teresina
Enzo Samuel avalia positivamente mudanças no aterro sanitário e destaca papel da Câmara