Nesta quarta-feira (20), a Câmara Municipal de Teresina entregou mais 31 laudos médicos de um total de 72 requisitados durante o Neuro em Ação da 4ª edição do projeto Câmara em Ação, realizado no bairro Vale do Gavião, zona Leste de Teresina.
A iniciativa amplia o acesso ao diagnóstico precoce de condições que afetam o desenvolvimento cerebral das crianças que apresentam quadros de transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção e aprendizagem, paralisia cerebral, distúrbios de aprendizagem, deficiência intelectual e síndrome de Rett.
Presidente Enzo Samuel, ao centro, e famíliares presentes na entrega dos laudos médicos
O presidente Enzo Samuel ressaltou a análise cuidadosa de cada caso e família, considerando a dificuldade de acesso a neurologistas pediátricos na rede pública e privada. Segundo ele, o Neuro em Ação foi criado para preencher essa lacuna, proporcionando triagem para todos os pacientes do projeto.
“Trabalhamos com responsabilidade, avaliando cada caso, cada família e cada criança que apresenta alguma condição de neurodesenvolvimento. Essa iniciativa é uma realidade implementada pela nossa gestão. Já estendemos para a zona sul e zona leste, e pretendemos levar para toda Teresina”, disse.
Diretora de Recursos Humanos, Narah Carter, e a médica Clara Linda Alencar
A médica Clara Linda Alencar, presidente do Instituto Rizo Movement, mostrou a importância de promover os direitos humanos para garantir igualdade de oportunidades a todos, especialmente ao lidar com pessoas com deficiência. Ela expressou sua visão sobre criar oportunidades para o máximo desenvolvimento e independência desses indivíduos. Além disso, destacou a preocupação com a demora em acessar os serviços.
“Quando me perguntam qual é um dos maiores problemas na saúde pública, falo que é o tempo de espera de cerca de dois anos e meio para chegarem até esse diagnóstico. Isso é um grande problema, uma grande dor. Com esses laudos médicos, as famílias terão toda a documentação necessária para solicitar benefícios estaduais, municipais e culturais, bem como orientações para prescrições e terapias”, finalizou
Além dos serviços de saúde, o Câmara em Ação já realizou mais de 10 mil atendimentos gratuitos em áreas como lazer, qualificação e assistência social ao longo das quatro edições, demonstrando um contínuo compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento da população.
Lucy Soares abre diálogo sobre acessibilidade na primeira reunião da Comissão da Pessoa com Deficiência
Vereador Fernando Lima recebe imagem de Senhora Sant’Ana, padroeira de sua cidade natal
Draga Alana cobra explicações da Águas de Teresina sobre falta de água na zona sudeste
Ministro do STJ Moura Ribeiro recebe título de Cidadania Teresinense
Isabel Fonteles recebe título de cidadania teresinense