O simpósio teve inscrição gratuita, e todas as vagas foram preenchidas
Os desafios e as estratégias para uma campanha eleitoral bem-sucedida em meio às transformações legais que impactam diretamente o processo democrático foram discutidos no simpósio realizado pela Escola do Legislativo na noite de ontem, 17, no salão nobre da Câmara Municipal de Teresina.
A analista do TRE, Brunna Barros, apresentou os cálculos do sistema proporcional
Com cerca de 100 participantes, entre políticos, pré-candidatos, especialistas em direito eleitoral e membros da sociedade civil, o simpósio de tema “Novas Regras e Cálculos para a Eleição de Vereadores 2024” trouxe à tona as recentes mudanças na legislação eleitoral.
O evento foi espaço de diálogo e construção coletiva de conhecimento
Renomados palestrantes esclarecem as mudanças nas regras de distribuição de vagas e nos cálculos do quociente eleitoral e partidário. Além disso, para uma campanha mais eficiente e transparente, foram abordados o abuso de poder e a inteligência artificial, em sintonia com os anseios da sociedade contemporânea.
O presidente Enzo Samuel destacou a importância de esclarecer os temas de forma acessível e compreensível para o público
O presidente da Câmara Municipal, vereador Enzo Samuel, em seu discurso de abertura, ressaltou a importância do evento para a formação política e o fortalecimento da democracia, reiterando o compromisso da Casa Legislativa em fomentar debates e discussões que promovam a participação cidadã e o aprimoramento do sistema eleitoral.
“Vivemos um ano eleitoral. Houve decisões recentes no Tribunal Superior Eleitoral, e isso deixou muita dúvida. Por isso, em parceria com o TRE e a OAB, estamos com excelentes palestrantes que vivenciam a aplicação dessas regras no dia a dia”, disse Enzo Samuel.
Da esquerda para a direita, estão a analista Brunna Barros, o procurador da CMT Daniel de Sousa Alves, o juiz federal Nazareno César Moreira Reis e o advogado eleitoral Horácio Neiva
O procurador da Câmara Municipal de Teresina, Daniel de Sousa Alves, mediou as palestras “O preenchimento das vagas - novas regras nas eleições”, ministrada pela analista do TRE Brunna Barros Carvalho Martins; “Uso da inteligência artificial nas eleições ", do juiz federal Nazareno César Moreira Reis; e “Abuso de poder na pré-campanha”, apresentada pelo advogado eleitoral Horácio Lopes Mousinho Neiva.
João Pereira tem projeto que muda sistema de sirenes em escolas aprovado em plenário
Vereador Ismael Silva apresenta sete projetos em defesa da saúde, inclusão e cidadania em Teresina
39 anos da Uespi; universidade é homenageada na Câmara de Teresina
Ana Fidelis tem projeto de diagnóstico tardio do TEA aprovado
Em CPI do Déficit, secretário diz que empréstimo de R$ 500 milhões tem em caixa apenas R$ 16 milhões
Autoridades comemoram o Dia do Soldado em sessão solene