Nesta segunda-feira (20) aconteceu, na Câmara Municipal de Teresina (CMT), uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, comemorado no último dia 18 de novembro. A sessão foi proposta pelo vereador Deolindo Moura (PT) e contou com a presença de conselheiros dos sete Conselhos Tutelares de Teresina.
_1200x630.jpg?no-cache=1700573921762)
Conselheiros e público presentes
Deolindo Moura afirmou que o trabalho dos conselheiros tutelares é essencial para guardar o direito das crianças e adolescentes, e que os profissionais merecem, além de homenagem, valorização pelo serviço prestado.
_1200x630.jpg?no-cache=1700572647220)
Convidados na mesa de honra da solenidade
“O trabalho de um conselheiro tutelar é parecido com o trabalho de um vereador, eles também são eleitos para defender uma parcela importante da população. No entanto, ainda são profissionais muito mal remunerados. Temos de trabalhar para ajustar essa questão. Recebemos, inclusive, a equipe da Coordenadoria de Direitos Humanos da Prefeitura no começo do ano para tratar dessa questão", declarou.
_1200x630.jpg?no-cache=1700575399675)
A sessão teve a proposição do vereador Deolindo Moura
O parlamentar citou que, nas tratativas sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, foram abordadas a questão do aumento da remuneração dos conselheiros e da criação do 8º Conselho Tutelar de Teresina.
“Teresina tem que ter o 8º Conselho. Queremos pedir ajuda de todas as autoridades para garantir que a cidade esteja com esse trabalho feito de forma completa. Tendo o 8º Conselho, vamos garantir que tenhamos mais conselheiros comprometidos para trabalhar com a Promotoria e com o Juizado da Infância e Juventude. Não temos dúvida da conduta ilibada de todos os conselheiros. Aqui, na Câmara Municipal, nós queremos ajudá-los, com melhores condições de trabalho, melhores condições de estrutura, de salário. No nosso mandato, crianças e adolescentes são prioridades. Eles são o presente da nossa sociedade, mas acima de qualquer coisa, carregam aquilo que será o futuro”, comentou.
Ao final da solenidade, os conselheiros tutelares presentes receberam uma placa para parabenizar o trabalho feito em prol dos direitos das crianças e adolescentes de Teresina.
_1200x630.jpg?no-cache=1700572593884)
Placa em reconhecimento ao compromisso na defesa dos direitos das crianças e adolescentes da capital
A sessão solene contou ainda com a presença da juíza titular da 1ª Vara da Infância e Juventude de Teresina, Dra. Maria Luiza de Moura Melo, do coordenador de Direitos Humanos e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina, Carlos André Pereira dos Santos, dos vereadores Ismael Silva, Enzo Samuel, Joaquim Caldas, e Graça Amorim.
Obras de infraestrutura, saúde e políticas sociais marcam atuação de Draga Alana aos teresinenses em 2025
Venâncio consolida 2025 como o ano do esporte em Teresina, com competições descentralizadas, leis estruturantes e incentivo ao turismo esportivo
Vereadora Fernanda Gomes fortalece o GHC com investimentos do mandato e recursos do Governo do Estado
Câmara Municipal aprova projeto de Draga Alana que cria campanha de conscientização “Aposta Não é Brincadeira”
Projeto de Luis André leva a magia do Natal às quatro zonas de Teresina no mês de dezembro
Vereador Petrus Evelyn critica manutenção de veto e cobra transparência sobre escolas irregulares após sanção da Lei Alice
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara