Evandro Hidd propõe programa de proteção para crianças diabéticas

Publicado em 28/02/2024 10:11

A medida contribui para a melhoria da qualidade de vida e para a prevenção de complicações decorrentes do diabetes em crianças

Projeto de lei do vereador Evandro Hidd (PDT) visa criar o Programa de Proteção às Crianças Diabéticas para monitorar diariamente a concentração de glicose no sangue.

O PL é direcionado a crianças diagnosticadas com diabetes tipos 1 e 2 e propõe meios precisos para controlar a glicemia, permitindo um tratamento adequado conforme o estágio da doença. Além disso, incentiva hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de atividade física para reduzir os fatores de risco do diabetes e combater a discriminação contra crianças e adolescentes diabéticos.

"O tratamento do diabetes e suas consequências são responsáveis por 12% do total de recursos em saúde em todo o mundo. Aproximadamente 50% dos portadores de diabetes tipo 2 não são diagnosticados, tornando esses indivíduos mais suscetíveis às complicações da doença. Daí a importância também de programas que ofereçam maior segurança às crianças diabéticas, com tratamentos menos dolorosos e mais assertivos", declara Evandro Hidd.

O projeto foi aprovado na Casa Legislativa após passar por primeira e segunda votação e agora aguarda a sanção da administração municipal.