Vereador Evandro Hidd
Divulgar na página de internet da Prefeitura de Teresina informações sobre os programas habitacionais existentes e ativos a fim de proporcionar mais transparência à sociedade. Esse é o intuito do Projeto de Lei, apresentado pelo vereador Evandro Hidd (PDT), que institui a Política de Transparência nos Programas Habitacionais no âmbito do município de Teresina.
São objetivos da Política de Transparência nos Programas Habitacionais: divulgar o número de pessoas cadastradas nos programas habitacionais geridos pelo município de Teresina; disponibilizar ao cidadão informações sobre a destinação dos recursos dos Programas Habitacionais ativos no município; permitir o conhecimento público da alocação dos recursos da política habitacional do município de Teresina; permitir o conhecimento público sobre o déficit habitacional da cidade; garantir que o cidadão possa exercer seu direito de fiscalização da utilização do dinheiro público.
De acordo com o Projeto de Lei, o Poder Executivo municipal deverá disponibilizar mensalmente aos cidadãos, no site eletrônico da Prefeitura de Teresina, de forma visual e didática, as seguintes informações sobre os programas habitacionais ativos: o número total de inscritos no cadastro de moradia popular; o número de novos cadastros; o número de cadastros inativados; o número de beneficiários excluídos do cadastro; o número de beneficiários excluídos do cadastro por terem obtido imóvel através de outros programas habitacionais estaduais ou federais.
“A população tem o direito a conhecer o tamanho do déficit habitacional do município e qual é a capacidade de atendimento desta demanda pelos programas habitacionais disponibilizados pelo governo municipal e pelas parcerias com os governos federal e estadual. Essa Política proporcionará maior transparência, fiscalização e participação da população que tem interesse e necessidade de ingressar nesses programas habitacionais”, explicou o vereador Evandro Hidd.
O projeto de Lei já passou por duas votações na Câmara de Teresina, foi aprovado pelos parlamentares e agora aguarda sanção do Executivo municipal.
Draga Alana destaca criação de emenda de bancada na LDO e defende atuação coletiva em defesa de Teresina
Nova lei amplia transparência nas unidades de saúde da capital
População recebe RGs, certidões e exames de mamografia solicitados no Câmara em Ação
Draga Alana reconhece importância do OPA para Teresina e defende expansão para cidades menores do Piauí
Vereador Inácio Carvalho defende visibilidade do nome Petrônio Portella no aeroporto de Teresina
Vereadora Samantha Cavalca propõe ‘Lei do Abuso Zero’ para combater exploração sexual infantil em Teresina
Enzo Samuel avalia positivamente mudanças no aterro sanitário e destaca papel da Câmara