Em comemoração ao Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, instituído o dia 13 de outubro, a Câmara homenageou, na sexta-feira (27), profissionais, empossou os novos conselheiros eleitos do 14º Crefito e concedeu o Título de Cidadão Honorário de Teresina ao presidente do conselho regional, Rodrigo Amorim Oliveira Nunes. A sessão teve origem em requerimento apresentado pelo vereador Edilberto Borges de Oliveira, Dudu (PT), que enalteceu o nome do presidente.
“Liderou sua categoria, sendo eleito e reeleito como presidente, devido ao seu papel fundamental na conquista de melhorias para essa categoria. Além disso, tem sido um parceiro ativo da Câmara, sempre atento às questões e disposto a colaborar quando convidado. Portanto, é uma grande honra oficializar sua cidadania teresinense hoje”, afirmou Dudu durante a homenagem.
O mais novo cidadão honorário de Teresina destacou a responsabilidade à frente do Crefito, agradeceu a homenagem e comemorou que “99% dos municípios piauienses têm fisioterapeutas na Atenção Primária à Saúde. E com esse reconhecimento pela cidade que me acolheu, fico muito feliz, ao lado dos meus amigos”, disse emocionado.
Fisioterapeuta e vereadora, Pollyana Rocha (PV), primeira vice-presidente na Câmara, declarou apoio para atender às demandas da categoria. “A pandemia evidenciou o papel fundamental da fisioterapia. No entanto, aqueles que conhecem a profissão já sabiam o quanto ela merece. Conquistamos algumas vitórias, mas há muito a ser feito”, garantiu a parlamentar.
A presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado do Piauí (Sinfito-PI), Auriane Coutinho, parabenizou Rodrigo e citou o provérbio “Se você quiser ir rápido, vá sozinho, mas se quiser ir longe, vá em grupo".
Para o deputado Fábio Novo (PT), o reconhecimento de cidadão é justo a alguém que incorpora todos esses valores. “O que mais me impressionou foi a sua atuação durante a pandemia. Por meio do Conselho, Rodrigo mobilizou todos os profissionais e liderou esforços para capacitá-los nos hospitais, contribuindo para uma das menores taxas de óbito”, parabenizou.
As profissões foram oficialmente reconhecidas em 1969, pelo Decreto-Lei nº 938. A fisioterapia é responsável pela recuperação física de pacientes, enquanto a terapia ocupacional foca na saúde mental e no bem-estar, complementando-se mutuamente.
Draga Alana destaca criação de emenda de bancada na LDO e defende atuação coletiva em defesa de Teresina
Nova lei amplia transparência nas unidades de saúde da capital
População recebe RGs, certidões e exames de mamografia solicitados no Câmara em Ação
Draga Alana reconhece importância do OPA para Teresina e defende expansão para cidades menores do Piauí
Vereador Inácio Carvalho defende visibilidade do nome Petrônio Portella no aeroporto de Teresina
Vereadora Samantha Cavalca propõe ‘Lei do Abuso Zero’ para combater exploração sexual infantil em Teresina
Enzo Samuel avalia positivamente mudanças no aterro sanitário e destaca papel da Câmara