_1200x630.jpg?no-cache=1759337059553)
O vereador Leônidas Júnior (PSB) apresentou, nesta terça-feira (30), na Câmara Municipal de Teresina, a proposta para que a Prefeitura disponibilize ônibus aos mais de 400 catadores de materiais recicláveis que estão impossibilitados de recolher resíduos no antigo lixão da capital e precisam se deslocar até os novos pontos de coleta de lixo.
“Ontem recebi também uma comissão de catadores, com assessoria jurídica, inclusive, no meu gabinete, e é estarrecedor nós imaginarmos que mais de 400 pessoas, trabalhadores que sobreviviam de um trabalho que é tão nobre, que é a reciclagem, estão hoje desamparados. Ouvir de um pai de família a incerteza de ter o recurso para alimentar seus filhos é uma preocupação que essa Casa deve ter, que o Poder Executivo deve ter”, destacou o parlamentar.
De acordo com Leônidas, a medida busca assegurar dignidade e condições mínimas de trabalho aos catadores. Ele explicou que não se trata de discutir a legalidade do fechamento do lixão — prevista em lei federal —, mas sim de encontrar alternativas concretas para que essas famílias não fiquem sem sustento.
“Coloquei, inclusive, como sugestão e quero colocar aqui para os demais colegas vereadores e para o prefeito de Teresina, para que a gente viabilize transporte para esses catadores irem até esses novos locais que foram destinados”, reforçou.
O vereador também relatou que os trabalhadores demonstram preocupação com o desperdício de materiais recicláveis que estão sendo enterrados, quando poderiam ser reaproveitados. Ao final, ele pediu sensibilidade da Prefeitura e manifestou apoio às reivindicações do sindicato da categoria.
Vereadora Fernanda Gomes fortalece o GHC com investimentos do mandato e recursos do Governo do Estado
Câmara Municipal aprova projeto de Draga Alana que cria campanha de conscientização “Aposta Não é Brincadeira”
Projeto de Luis André leva a magia do Natal às quatro zonas de Teresina no mês de dezembro
Vereador Petrus Evelyn critica manutenção de veto e cobra transparência sobre escolas irregulares após sanção da Lei Alice
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara