O ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi homenageado pela Câmara Municipal de Teresina com o título de Cidadão Honorário Teresinense. A condecoração, entregue na manhã desta segunda-feira (19), foi uma iniciativa do ex-vereador Evandro Hidd.
Natural de Santos (SP), o ministro Moura Ribeiro integra o Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2013, com assento na Terceira Turma. É bisneto do médico e político piauiense Benedito Moura Ribeiro, nascido em Parnaíba (PI). Já presidiu colegiados como a Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU), e foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2020 por sua abordagem humanista. Além disso, é professor universitário e autor de diversos livros e artigos jurídicos.
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel, destacou que "se trata de uma decisão qualificada". Ele enalteceu "os relevantes serviços prestados pelo homenageado ao país e à cidade", ressaltando sua "dedicação exemplar e o compromisso com a justiça". O presidente também elogiou o olhar amplo e inclusivo do ministro, fundamental para a política e para o exercício da cidadania.
Durante a justificativa, o ex-vereador Evandro Hidd citou que o ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mantém uma relação de proximidade e respeito com o Piauí, especialmente com a cidade de Teresina, por meio de sua atuação no fortalecimento do Judiciário, na educação jurídica e na valorização do Direito como instrumento de cidadania.
“A magistratura me deu tudo o que tenho, tanto materialmente quanto espiritualmente. Só posso agradecer a amizade que me trouxe até aqui. Não posso deixar de lembrar do poeta que nos ensinou: ‘morrem todos os meus amores, mas eu não cresceria sem os meus amigos’, pois não há nada mais precioso do que uma amizade verdadeira. Compartilho com amor o gesto amável de vocês e, como não poderia ser diferente, lembro do lema da bandeira de Teresina: ‘Tudo pela caridade’. Isso me lembra muito a bandeira de Santos, minha terra, que também prega liberdade, caridade e graça”, agradeceu o ministro Moura Ribeiro.
39 anos da Uespi; universidade é homenageada na Câmara de Teresina
Ana Fidelis tem projeto de diagnóstico tardio do TEA aprovado
Em CPI do Déficit, secretário diz que empréstimo de R$ 500 milhões tem em caixa apenas R$ 16 milhões
Autoridades comemoram o Dia do Soldado em sessão solene
Draga Alana cobra agilidade na licitação da galeria do Torquato Neto e pede paliativos para ruas da região
Nota de Solidariedade da Comissão de Direitos da Mulher