Na noite de ontem (18), o prefeito de Teresina, Silvio Mendes, reuniu-se com a presidente da Águas de Teresina, Carolina Serafim, o presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete), Edson Melo, o vice-prefeito, o presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel, e o vereador Bruno Vilarinho. O encontro teve como pauta principal as recorrentes reclamações sobre os danos causados pelas obras da concessionária e a cobrança de tarifas de esgoto.
Durante a reunião, foram debatidas as falhas na recomposição asfáltica após as intervenções da empresa e a insatisfação popular com a taxa de esgotamento sanitário, que atualmente equivale a 100% do consumo de água. Como resultado, a prefeitura determinou a suspensão imediata das obras de ampliação da rede de abastecimento de água e esgoto que envolvam a abertura de valas em vias públicas, mantendo apenas os serviços de manutenção.
Além disso, a administração municipal notificou a concessionária para que suspenda imediatamente a cobrança da taxa de R$ 954,02 pela conexão à rede de esgoto. A prefeitura também exigiu que a empresa cumpra suas obrigações contratuais, assumindo os custos das ligações de ramais de esgoto sem repassar essa despesa ao consumidor.
O vereador Enzo Samuel, que tem liderado as discussões sobre o tema na Câmara Municipal, destacou a importância da fiscalização rigorosa sobre a concessionária. “A população de Teresina não pode continuar sofrendo com serviços mal executados e cobranças indevidas. Estamos acompanhando de perto essa situação e vamos garantir que os direitos dos teresinenses sejam respeitados”, afirmou.
Com a decisão, a prefeitura também anunciou que irá revisar o contrato de subconcessão da Águas de Teresina, reavaliando as condições e percentuais das tarifas cobradas da população.
Draga Alana destaca criação de emenda de bancada na LDO e defende atuação coletiva em defesa de Teresina
Nova lei amplia transparência nas unidades de saúde da capital
População recebe RGs, certidões e exames de mamografia solicitados no Câmara em Ação
Draga Alana reconhece importância do OPA para Teresina e defende expansão para cidades menores do Piauí
Vereador Inácio Carvalho defende visibilidade do nome Petrônio Portella no aeroporto de Teresina
Vereadora Samantha Cavalca propõe ‘Lei do Abuso Zero’ para combater exploração sexual infantil em Teresina
Enzo Samuel avalia positivamente mudanças no aterro sanitário e destaca papel da Câmara