A violência política de gênero foi debatida na manhã desta segunda (28), na Escola Legislativa da Câmara Municipal de Teresina, através da palestra “Violência Política de Gênero – Quais os mecanismos para o seu enfrentamento?”.
Através da Procuradoria da Mulher, as professoras e pesquisadoras do Núcleo de Estudos em Gênero e Desenvolvimento – Engendre/UFPI Bárbara Johas e Rossana Marinho, brindaram os presentes com uma manhã de aprendizado sobre a violência política de gênero, uma temática que é cada vez mais comum no país.
A palestra ministrada por Bárbara Johas e Rossana Marinha integrou a programação do Agosto Lilás da Procuradoria da Mulher e foi prestigiada por representantes de diversas entidades, tais como Defensoria Pública, OAB-PI, Secretaria Estadual das Mulheres, Secretaria Municipal de Economia Solidária, dentre outros.
Para a Procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Teresina, Vereadora Pollyanna Rocha, a palestra sobre violência política de gênero entende-se como a agressão física, psicológica, econômica e simbólica contra a mulher com a finalidade de impedir ou restringir o acesso e exercício de funções públicas e/ou induzi-la a tomar decisões contrárias à sua vontade.
“Neste tipo de violência são incluídas as mulheres com mandato eletivo, as ocupantes de cargos públicos, as dirigentes de conselhos de classe, de empresas estatais e das entidades de representação política. Em suma: esse tipo de ato violento tem com o objetivo excluir a mulher do espaço político e é uma das causas da sub-representação”, definiu Pollyanna Rocha.
Draga Alana destaca criação de emenda de bancada na LDO e defende atuação coletiva em defesa de Teresina
Nova lei amplia transparência nas unidades de saúde da capital
População recebe RGs, certidões e exames de mamografia solicitados no Câmara em Ação
Draga Alana reconhece importância do OPA para Teresina e defende expansão para cidades menores do Piauí
Vereador Inácio Carvalho defende visibilidade do nome Petrônio Portella no aeroporto de Teresina
Vereadora Samantha Cavalca propõe ‘Lei do Abuso Zero’ para combater exploração sexual infantil em Teresina
Enzo Samuel avalia positivamente mudanças no aterro sanitário e destaca papel da Câmara