A audiência pública ouviu moradores e gestores
Para ouvir a população do bairro Parque Alvorada, zona norte da capital, e conhecer as ações do governo para melhorar a gestão das águas pluviais, a Câmara Municipal de Teresina realizou audiência pública nesta quarta-feira, 6, no plenário. Gestores e lideranças locais destacaram medidas e propostas para enfrentar os desafios recorrentes, visando melhorar a infraestrutura e garantir mais qualidade de vida para os moradores.
Da esquerda para a direta, o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado; o diretor-geral Instituto de Águas e Esgotos do Estado do Piauí, Magno Pires; a vereadora Teresinha Medeiros; liderança do Parque Alvorada; e o secretário da SAAD Norte, José Alberto Rodrigues Guimarães
“A associação tem buscado apoio para uma solução o mais breve possível. É uma situação de saúde pública. Sei que é difícil para quem está sofrendo entender que a zona Norte foi construída em cima de uma lagoa. Parte daquela região não alaga mais, mas ainda há muitas famílias sofrendo”, disse a vereadora Teresinha Medeiros, que pediu a realização da audiência pública e encaminhou o documento aos responsáveis para que as devidas providências sejam tomadas.
O secretário executivo da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro/Norte, José Alberto Rodrigues Guimarães, se comprometeu em atender às necessidades da comunidade “para começar a implementar a solução com o apoio de todos ao final da audiência”.
Guimarães também programou uma operação de limpeza no bairro para o próximo final de semana. Segundo informou, a SAAD vai intensificar seu empenho. “Todo o esforço está sendo feito pelas equipes especializadas em limpeza de lagoas, que estão trabalhando com um cronograma mais intenso para aumentar a frequência desse trabalho, assim como as equipes responsáveis pela desobstrução dos elementos de drenagem”, completou.
Diretor-geral do IAEPI, Magno Pires
A busca por soluções foi defendida por outras autoridades, como Magno Pires, diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Estado do Piauí. O advogado, jornalista e escritor explicou que o saneamento não se resume apenas à água e ao esgoto, mas também inclui resíduos sólidos urbanos e as galerias pluviais, e que todos esses elementos apresentam problemas.
Presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado
Já o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado, quer chegar a 90% de coleta de tratamento até 2033. Atualmente compreende 59% da área administrada pela concessionária. “Vamos observar uma melhora significativa na saúde, na educação, no turismo e nos indicadores de desenvolvimento econômico. A atração de investimentos também aumentará, resultando na criação de empregos. Atualmente, já geramos em Teresina cerca de 1.500 empregos, sendo um dos maiores empregadores da cidade”, afirmou.
Participantes da audiência pública
39 anos da Uespi; universidade é homenageada na Câmara de Teresina
Ana Fidelis tem projeto de diagnóstico tardio do TEA aprovado
Em CPI do Déficit, secretário diz que empréstimo de R$ 500 milhões tem em caixa apenas R$ 16 milhões
Autoridades comemoram o Dia do Soldado em sessão solene
Draga Alana cobra agilidade na licitação da galeria do Torquato Neto e pede paliativos para ruas da região
Nota de Solidariedade da Comissão de Direitos da Mulher