
A audiência pública ouviu moradores e gestores
Para ouvir a população do bairro Parque Alvorada, zona norte da capital, e conhecer as ações do governo para melhorar a gestão das águas pluviais, a Câmara Municipal de Teresina realizou audiência pública nesta quarta-feira, 6, no plenário. Gestores e lideranças locais destacaram medidas e propostas para enfrentar os desafios recorrentes, visando melhorar a infraestrutura e garantir mais qualidade de vida para os moradores.

Da esquerda para a direta, o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado; o diretor-geral Instituto de Águas e Esgotos do Estado do Piauí, Magno Pires; a vereadora Teresinha Medeiros; liderança do Parque Alvorada; e o secretário da SAAD Norte, José Alberto Rodrigues Guimarães
“A associação tem buscado apoio para uma solução o mais breve possível. É uma situação de saúde pública. Sei que é difícil para quem está sofrendo entender que a zona Norte foi construída em cima de uma lagoa. Parte daquela região não alaga mais, mas ainda há muitas famílias sofrendo”, disse a vereadora Teresinha Medeiros, que pediu a realização da audiência pública e encaminhou o documento aos responsáveis para que as devidas providências sejam tomadas.
O secretário executivo da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro/Norte, José Alberto Rodrigues Guimarães, se comprometeu em atender às necessidades da comunidade “para começar a implementar a solução com o apoio de todos ao final da audiência”.
Guimarães também programou uma operação de limpeza no bairro para o próximo final de semana. Segundo informou, a SAAD vai intensificar seu empenho. “Todo o esforço está sendo feito pelas equipes especializadas em limpeza de lagoas, que estão trabalhando com um cronograma mais intenso para aumentar a frequência desse trabalho, assim como as equipes responsáveis pela desobstrução dos elementos de drenagem”, completou.

Diretor-geral do IAEPI, Magno Pires
A busca por soluções foi defendida por outras autoridades, como Magno Pires, diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Estado do Piauí. O advogado, jornalista e escritor explicou que o saneamento não se resume apenas à água e ao esgoto, mas também inclui resíduos sólidos urbanos e as galerias pluviais, e que todos esses elementos apresentam problemas.
.jpeg?no-cache=1709767027518)
Presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado
Já o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado, quer chegar a 90% de coleta de tratamento até 2033. Atualmente compreende 59% da área administrada pela concessionária. “Vamos observar uma melhora significativa na saúde, na educação, no turismo e nos indicadores de desenvolvimento econômico. A atração de investimentos também aumentará, resultando na criação de empregos. Atualmente, já geramos em Teresina cerca de 1.500 empregos, sendo um dos maiores empregadores da cidade”, afirmou.
.jpeg?no-cache=1709767951977)
Participantes da audiência pública
Projeto de Luis André leva a magia do Natal às quatro zonas de Teresina no mês de dezembro
Vereador Petrus Evelyn critica manutenção de veto e cobra transparência sobre escolas irregulares após sanção da Lei Alice
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar