A Câmara Municipal de Teresina realizou, nesta quarta-feira (25), uma sessão solene em homenagem ao Dia Municipal do Vegetarianismo. A data, instituída pela Lei Municipal nº5.817/2022, é celebrada anualmente em 23 de outubro.
.jpeg?no-cache=1698328970049)
A sessão foi idealizada pelo vereador Venâncio Cardoso e contou com a presença de vereadores, representantes de entidades, vegetarianos, veganos, entusiastas, empreendedores gastronômicos, profissionais de saúde, de proteção animal, da agroecologia, de reciclagem ecológica e demais convidados.
Na abertura da sessão, o vereador Venâncio Cardoso destacou a importância da data para a conscientização sobre a importância do vegetarianismo e do veganismo.
"Essa sugestão que recebi de um grupo de vegetarianos da cidade, prontamente levei ao plenário para votação, e hoje concretizamos em solenidade com a participação de vegetarianos, veganos, entusiastas, empreendedores do ramo, gastronômicos, profissionais da saúde, protetores de animais, profissionais da agroecologia e da reciclagem ecológica, para além da participação online pela transmissão no YouTube", concluiu.", disse Venâncio Cardoso.
.jpeg?no-cache=1698329067733)
Nathália Nunes, advogada e membro da Comissão de proteção e defesa dos animais da OAB-PI, ressaltou a mudança de vida após se tornar vegetariana, para além dos benefícios, e reforçou os dispositivos legais sobre direito dos animais.
"A Constituição Federal, em seu capítulo intitulado meio ambiente, garante proteção à fauna vedando práticas que constituam situações de crueldade aos animais e exigindo legislação que garanta o bem-estar dos mesmos dentro de práticas excluídas da classificação de crueldade por emenda constitucional".
Após a sessão, foi servido um coquetel com cardápio vegano, produzido por empreendedores de Teresina.

Sobre o vegetarianismo
O vegetarianismo vem ganhando cada vez mais adeptos em Teresina. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Vegetariana Brasileira (AVB), em 2022, 5,7% dos teresinenses se declaram vegetarianos ou veganos.
A cidade conta com uma rede crescente de restaurantes e empresas que oferecem opções vegetarianas e veganas. Além disso, Teresina também sedia eventos e feiras voltados para o vegetarianismo e o veganismo.
Obras de infraestrutura, saúde e políticas sociais marcam atuação de Draga Alana aos teresinenses em 2025
Venâncio consolida 2025 como o ano do esporte em Teresina, com competições descentralizadas, leis estruturantes e incentivo ao turismo esportivo
Vereadora Fernanda Gomes fortalece o GHC com investimentos do mandato e recursos do Governo do Estado
Câmara Municipal aprova projeto de Draga Alana que cria campanha de conscientização “Aposta Não é Brincadeira”
Projeto de Luis André leva a magia do Natal às quatro zonas de Teresina no mês de dezembro
Vereador Petrus Evelyn critica manutenção de veto e cobra transparência sobre escolas irregulares após sanção da Lei Alice
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara