Segundo o último censo realizado pelo INEP, em 2023, a rede municipal de ensino em Teresina conta com mais de 98 mil alunos. Com um número expressivo de estudantes nas escolas municipais, buscar políticas públicas para a inclusão de todos os alunos que possuem algum tipo de deficiência é fundamental para elevar a qualidade do ensino.
A partir disso, o vereador Dudu (PT) propôs uma lei que determina a disponibilização de livros em formatos acessíveis para alunos com deficiência visual. Com a lei em vigor, os alunos podem receber todo o acervo literário educacional em formato acessível e de forma gratuita.
"Nossa rede de ensino municipal atende a um grande número de crianças e jovens em nossa capital. Não podemos deixar de observar e oferecer suporte aos alunos com necessidades específicas, como a deficiência visual. Com esta lei, nosso objetivo é promover cada vez mais a inclusão social em nosso sistema de ensino”, afirmou o vereador Dudu.
A lei assegura que as obras literárias sejam disponibilizadas em Braille, além de livros gravados no formato de áudio-livro e outros meios que permitam aos alunos com deficiência visual utilizá-los de maneira autônoma. “A sanção e execução dessa lei no sistema de ensino municipal é um passo importante que damos em direção a um ensino cada vez mais igualitário para todos”, finaliza o parlamentar.
Lucy Soares abre diálogo sobre acessibilidade na primeira reunião da Comissão da Pessoa com Deficiência
Vereador Fernando Lima recebe imagem de Senhora Sant’Ana, padroeira de sua cidade natal
Draga Alana cobra explicações da Águas de Teresina sobre falta de água na zona sudeste
Ministro do STJ Moura Ribeiro recebe título de Cidadania Teresinense
Isabel Fonteles recebe título de cidadania teresinense