O parlamentar, em seu projeto, pontua que a atuação de flanelinhas em vias públicas tornou-se um problema recorrente em diversas cidades, incluindo Teresina. A justificativa do projeto considera que, embora muitas pessoas vejam a atividade de guardador autônomo de veículos (flanelinhas) como uma alternativa de sustento, ela é associada a práticas abusivas, como cobrança forçada, coação, intimidação, extorsão (especialmente de mulheres motoristas), danos propositais a veículos e apropriação de espaços públicos.
Além da proibição da atividade, o texto do PL prevê uma multa de R$ 800,00 por infração, que será dobrada em caso de reincidência. A fiscalização será realizada por agentes de fiscalização, guardas municipais e agentes de trânsito. O valor da multa será atualizado anualmente pelo IPCA ou índice equivalente. Os valores arrecadados com as multas serão destinados ao Fundo Municipal de Segurança Pública ou fundo similar.
O projeto ainda passará pelos seguintes trâmites: leitura em plenário, avaliação nas comissões técnicas, votação em duas etapas no plenário e, por fim, seguirá para a sanção da Prefeitura de Teresina.
Impacto social
O PL dos Flanelinhas prevê, também, a criação de um programa de capacitação e requalificação profissional para guardadores e lavadores autônomos de veículos, a fim de minimizar os impactos sociais oriundos da proibição da atividade. Em caso de aprovação, o programa será desenvolvido em parceria com instituições de ensino, entidades do Sistema S (SENAI, SENAC), escolas técnicas e outros órgãos de capacitação profissional, que deverão ofertar cursos gratuitos em áreas como serviços gerais, mecânica automotiva, segurança patrimonial, jardinagem e atendimento ao público.
Lucy Soares abre diálogo sobre acessibilidade na primeira reunião da Comissão da Pessoa com Deficiência
Vereador Fernando Lima recebe imagem de Senhora Sant’Ana, padroeira de sua cidade natal
Draga Alana cobra explicações da Águas de Teresina sobre falta de água na zona sudeste
Ministro do STJ Moura Ribeiro recebe título de Cidadania Teresinense
Isabel Fonteles recebe título de cidadania teresinense