Na sessão da Câmara Municipal de Teresina, realizada nesta terça-feira (28) a vereadora Samantha Cavalca (PP) votou pela reprovação de todas as prestações de contas da gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa.

Conforme as análises do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), as contas referentes ao exercício de 2021 foram aprovadas com ressalvas, enquanto as dos anos de 2022 e 2023 foram reprovadas. Com o voto favorável à reprovação por parte de Samantha Cavalca e da maioria dos vereadores, a Câmara de Teresina acompanhou o parecer da Corte de Contas. A decisão tornará o ex-prefeito inelegível por oito anos, conforme previsto na legislação vigente.
Durante a votação, Samantha Cavalca destacou que sua posição reflete o sentimento da população teresinense.
“Tudo que for colocado referente à gestão de Dr. Pessoa vai contar com a minha reprovação. A população pode contar comigo para reprovar qualquer ato da gestão passada. Não precisa de um parecer técnico para isso, pois basta ouvir a população de Teresina, basta ver o que a capital se tornou na gestão de Dr. Pessoa”, afirmou a vereadora.
A parlamentar também relembrou uma conversa que teve com o ex-prefeito Firmino Filho durante a campanha de 2020.
“Até me recordo de um caso que aconteceu ainda durante a campanha, em 2020, quando conversava com o saudoso Firmino Filho. Eu disse que iríamos perder a eleição, e ele me respondeu que a questão não era o Kleber ganhar, mas sim Teresina perder. E foi dito e feito! Que isso sirva de alerta, pois um voto é importante, faz a diferença e nunca mais podemos cometer o erro de eleger alguém para ser gestor da nossa cidade que não tenha o mínimo de capacidade, de compromisso com a população e de respeito com o erário público.”
Este é o primeiro caso na história política de Teresina em que um ex-prefeito tem suas contas reprovadas pela Câmara e, como consequência, fica inelegível.
Projeto de Luis André leva a magia do Natal às quatro zonas de Teresina no mês de dezembro
Vereador Petrus Evelyn critica manutenção de veto e cobra transparência sobre escolas irregulares após sanção da Lei Alice
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar