Vereadores manifestam solidariedade ao Deputado Franzé Silva

Publicado em 26/03/2024 11:53
Por: Euro Viveiros

Na manhã desta terça-feira, 26 de março, a tribuna da Câmara Municipal de Teresina foi palco de alguns pronunciamentos por parte dos vereadores. O motivo: atos discriminatórios ocorridos em um restaurante da cidade, relatados pelo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Deputado Franzé Silva (PT).

O episódio envolveu um dos filhos do deputado, que é autista. Segundo o relato, as agressões aconteceram no espaço reservado às crianças no referido restaurante. O agressor, pai de uma das crianças presentes, proferiu palavras cruéis, afirmando que “lugar de autista não era ali” e que o filho do deputado deveria “ficar em casa, não estar com outras crianças”.

O vereador Deolindo Moura (PT) utilizou seu espaço no expediente comentar o caso

Diante dessa situação, o vereador Deolindo Moura (PT) utilizou seu espaço no expediente para cobrar uma postura firme da Câmara Municipal: “Não podemos nos calar diante de qualquer tipo de discriminação”, enfatizou. Ele exigiu uma nota de repúdio às agressões e expressou solidariedade ao presidente Franzé.

A vereadora Pollyanna Rocha (PT) enfatizou a necessidade de treinamento para pessoas que trabalham com atendimento ao público

A vereadora Pollyanna Rocha (PT) também se manifestou, destacando que casos como esse ocorrem diariamente em todo o país. Ela ressaltou que as pessoas que atendem o público, seja em supermercados, restaurantes ou lojas, precisam estar preparadas para lidar com essa realidade.

Já a vereadora Teresinha Medeiros abordou a falta de tolerância e respeito em relação às crianças. Ela enfatizou que o estereótipo e o preconceito prejudicam não apenas o filho do deputado, mas qualquer criança em situação semelhante. “É preciso mais empatia com o ser humano”, afirmou.

Por sua vez, o vereador Venâncio Cardoso trouxe à tona relatos de famílias que enfrentam dificuldades para obter atendimento médico ou educacional adequado para seus filhos autistas. Ele denunciou a demora nas filas de espera e a falta de sensibilidade diante de casos de discriminação e agressão.

A Câmara Municipal de Teresina reafirma seu compromisso com a igualdade, a inclusão e o respeito a todas as crianças, independentemente de suas condições. A luta contra o preconceito e a defesa dos direitos humanos devem ser prioridades de todos os cidadãos e representantes públicos.