Inácio Carvalho

Nome Completo: Inácio Henrique Carvalho

Partido: Progressistas - PP

Gabinete:

E-mail: ver.inaciocarvalho@teresina.pi.leg.br

Redes Socias:

Mandatos

Legislatura Nº 19 - Suplente

Inácio Carvalho

Biografia

Inácio Carvalho nasceu em Teresina, em 29 de março de 1960. É filho de João Martins de Carvalho e de Maria de Jesus Carvalho. Engenheiro eletricista, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais, e advogado, pelo Instituto Camilo Filho. Tem especialização em Informática pela FAAP/USP – em São Paulo, em Direito Tributário e Finanças Públicas pelo IEMP-Piauí. É casado com Kênia Dantas Eulálio Carvalho, engenheira civil e advogada. Tem quatro filhos. Participou de diversos seminários e proferiu inúmeras palestras a convite de várias instituições públicas e privadas. 

Foi professor de Matemática e de Eletricidade do Colégio Pitágoras, em Belo Horizonte – MG. Foi professor de Eletrônica, Informática, Técnicas Digitais e Direito Tributário em escolas e cursinhos. Trabalhou como engenheiro eletricista na CEPISA/ELETROBRAS. Em janeiro de 1993, assumiu a Presidência da PRODATER (Empresa Teresinense de Processamento de Dados), a convite do então prefeito Wall Ferraz, com a missão de implantar a modernização tecnológica na área de Informática da Prefeitura de Teresina, permanecendo no cargo até o mês de abril de 2000. 

Foi servidor público concursado do Ministério da Fazenda, na função de Analista Tributário da Receita Federal, do ano de 2006 a 2009. É servidor público concursado no cargo de Auditor Governamental da Controladoria Geral do Estado do Piauí CGE. 

 

Histórico Político

Elegeu-se vereador pela primeira vez no ano 2000 com 3.498 votos; reelegeu-se no ano de 2004 com 4.140 votos. Concorreu ao cargo de vice-governador na chapa encabeçada pelo PMDB nas eleições de 2002. Nas eleições de 2008, obteve 4.248 votos, assumindo como suplente o novo mandato em junho de 2009. 

Foi Secretário Executivo de Governo da Prefeitura de Teresina, na administração do prefeito Elmano Férrer. Foi eleito com 5.091 votos, nas eleições de 2012, pelo Partido Progressista (PP). Em 2016, obteve 4.369 votos, assumindo como suplente.

Atualmente, é o presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal e também ocupa a vice-presidência da Comissão de Finanças. 

 

Ações na Câmara

É autor de leis e emendas importantes em diversas áreas, notadamente na área tributária, tais como: 

A que concede isenção de IPTU para imóveis cujos proprietários sejam acometidos de câncer ou AIDS.

A que concede parcelamento de ITBI em até seis pagamentos ou desconto em pagamento à vista.

A que concede paridade nos percentuais de correção dos valores  limites das isenções tributárias em relação aos reajustes dos valores venais dos imóveis do cadastro mercantil e imobiliário da Prefeitura Municipal de Teresina.

A que obriga e disciplina a divulgação com transparência relativas aos dados dos lançamentos de IPTU no carnê de pagamento, devendo conter quadro comparativo do imposto no exercício em curso, bem como no ano anterior.

Emenda parlamentar para a construção de biblioteca virtual para o Escolão do bairro Mocambinho, na zona Norte de Teresina.

 

Principais causas

Defende ampla fiscalização e punição de pichadores e coladores de cartazes poluidores visuais do patrimônio público.

Arborização em ruas, avenidas, parques entre outros logradouros de Teresina, em especial por mangueiras.

Projetos para a melhoria do trânsito em Teresina

Notícias Relacionadas