
A Câmara Municipal de Teresina realizou, na última sexta-feira (13), a 6ª edição do projeto Câmara em Ação, desta vez na Escola Municipal Angelim, zona Sul da capital. Das 8h às 13h, a comunidade teve acesso a 50 serviços gratuitos, ações de cidadania e um espaço para debate de políticas públicas. O evento contou com a participação de vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias e do prefeito Silvio Mendes.

A programação foi aberta com a apresentação da tradicional Banda 16 de Agosto. Logo após, aconteceu a audiência pública com o tema “Tecnologia e Cuidado: Soluções Inovadoras para os Sistemas Educacionais e de Saúde em Teresina”, que reuniu especialistas e representantes do poder público para discutir o uso de dados, inteligência artificial e plataformas digitais como ferramentas para melhorar a gestão dos serviços municipais.

“O Câmara em Ação é um projeto pensado para cada um de vocês, um compromisso da nossa gestão. Isso mostra uma nova geração de parlamentares, de gestores públicos, que querem estar cada vez mais próximos do povo, que entendem que fazer política é estar presente, é dialogar, é prestar contas. Nossa missão é fazer da Câmara Municipal de Teresina uma instituição presente, que chega onde as pessoas estão e que faz a diferença no dia a dia dos teresinenses”, disse o presidente Enzo Samuel.

O prefeito Silvio Mendes chamou atenção para a importância da parceria entre os poderes como forma de ampliar o acesso da população aos serviços públicos. “Quero ouvir o que vocês têm a dizer. É fundamental facilitar o acesso aos serviços. As famílias precisam estar envolvidas e entender todo o processo. Muitas vezes, é mais fácil entregar algo pronto, mas o verdadeiro desafio é criar soluções”, afirmou.

O secretário municipal de Educação, Ismael Silva, celebrou o projeto Câmara em Ação, por aproximar o poder público das pessoas, e garantiu que as escolas municipais estarão sempre de portas abertas para recebê-lo. Ele lembrou que, graças ao trabalho intenso dos últimos cinco meses e à parceria com a Câmara Municipal de Teresina, que tem abraçado a educação do município, os avanços têm sido significativos. Por fim, desejou vida longa à iniciativa, torcendo para que continue trazendo cada vez mais benefícios para a cidade e para todos.

A diretora Karla Patrícia elogiou o cuidado atento em todas as etapas do atendimento, enalteceu o trabalho conjunto da Câmara Municipal, dos vereadores e da equipe de assistência social, e agradeceu o comprometimento de todos em levar à comunidade serviços que realmente melhoram a qualidade de vida das pessoas atendidas.

Entre os destaques do Câmara em Ação, esteve também o projeto Neuro em Ação, uma iniciativa da Câmara que oferece atendimentos e orientações na área de neuropediatria. Famílias com crianças que apresentam dificuldades no desenvolvimento tiveram acesso a triagens, orientações e à oportunidade de obter laudos médicos para o acompanhamento adequado.
“São famílias que não perdem o contato com o projeto, que são acompanhadas na medida do possível, conforme o que podemos oferecer. Sei que são muitas orientações e, às vezes, desafios para melhorar a vida delas. É um projeto que desejamos que tenha vida longa e que seja replicado, pois é transformador e muito importante”, explicou a pediatra Clara Linda.
Além do presidente Enzo Samuel, vereadores de diferentes bancadas acompanharam a programação e participaram ativamente das atividades, entre eles Ana Fidelis, Bruno Vilarinho, Carlos Ribeiro, Carpejanne Gomes, Eduardo Draga Alana, Fernando Lima, Inácio Carvalho, João Pereira, Leondidas Júnior, Luís André, Lucy Soares, Pedro Alcântara, Samantha Cavalca, Valdemir Virgínio e Zé Filho.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano