Aluísio Sampaio recebe honraria por Lei das Edificações
Publicado em 28/01/2020 19:40
Por: Bruna Carvalho
O Conselho Regional de Engenharia e Agrimensura (CREA/PI) realizou nesta quinta-feira (16) o bate-papo "Conversando com os Presidentes", com Ulisses Filho, presidente do CREA/PI e Joel Krüger, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Na oportunidade, os presidentes agradeceram ao empenho dos vereadores Aluísio Sampaio, Cida Santiago e Edson Melo na elaboração e aprovação da Lei das Edificações.
A lei de inspeção predial versa sobre o estabelecimento de tempo em que deve ser feita a vistoria técnica nas edificações teresinenses: a cada cinco anos para prédios a partir de 25 anos de construção e até completar 50 anos; e a cada três anos para edificações com mais de 50 anos de construção. De acordo com o vereador Aluísio Sampaio (Progressistas), a procura do poder legislativo por parte de entidades como o Crea e Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) qualifica o debate e agrega melhorias à sociedade.
"Estamos felizes pelo reconhecimento e em saber que realizamos nossa tarefa. Nós tivemos a oportunidade, em parceria com o Conselho, de propor a lei de inspeção predial que é também um instrumento de fiscalização. Ficamos mais felizes pelo reconhecimento vindo do Crea-PI e Confea, conselhos técnicos bem representados e de profissionais que fazem a diferença dentro da estrutura das cidades", comentou Aluísio.
Para Ulisses Filho, presidente do Crea/PI, a participação de múltiplas entidades para elaboração de um projeto, assim como o da Lei das Edificações, traz mais segurança e integralidade para a sociedade.
"Como consequência [da participação plural], a sociedade Teresina tem mais segurança, compreendendo que a engenharia piauiense está preparada para dar segurança à sociedade, o que é fundamental. Por isso, agradeço aos vereadores que contribuem com a população", destacou o presidente do Crea/PI.
Em sua visita à Teresina, o presidente do Confea, Joel Krüger, ratificou a importância da lei não só para o município, como também para o Brasil. Segundo Joel, toda obra de engenharia precisa ter planejamento, projeto e execução, além da manutenção contínua para a segurança de quem convive na edificação.
"Nenhuma obra de engenharia é eterna se não houver manutenção adequada. As inspeções prediais obrigatórias são fundamentais neste processo. Então, faço um agradecimento especial à Câmara de Vereadores, em especial ao vereador Aluísio e Cida", finalizou Krüger.