Audiência Pública discute a política de apoio a entidades filantrópicas em Teresina

Publicado em 07/11/2023 16:15
Por: Assessoria Parlamentar

A Câmara Municipal de Teresina realizou nesta terça-feira (07) Audiência Pública para tratar sobre os desafios enfrentados pelas instituições filantrópicas da cidade. O encontro contou com a presença de representantes de diversas entidades, como a Associação dos Cegos do Piauí, a Sociedade de Apoio aos Deficientes Físicos, a Fundação Abrigo São Lucas e a Rede Feminina de Combate ao Câncer no Piauí (RFCC-PI).

As barreiras financeiras e burocráticas para apoiar entidades filantrópicas em Teresina foram destaque na ação

A audiência, proposta pelo vereador Dudu Borges (PT), abordou diversos pontos que destacaram a importância das instituições filantrópicas que atuam na capital piauiense. Carmem Campelo, presidente da RFCC-PI, destacou a relevância da ação na Câmara Municipal, principalmente pela oportunidade de explicar a realidade das instituições. "Para nós é muito importante esta audiência porque a gente pode ressaltar alguns problemas, principalmente financeiros, e outras dificuldades que a gente tem tido, principalmente junto à prefeitura, de receber subsídios. Isso porque foi modificada a legislação e eles estão todos muito direcionados aos próprios projetos da prefeitura”, explicou a presidente.

No total, nove instituições filantrópicas com modelos variados de assistência foram convidadas a participar da audiência. Entre os pontos destacados, ressaltou-se a urgência no repasse ágil de emendas parlamentares para essas instituições.

O vereador Dudu Borges reforçou que irá buscar soluções para melhorar a legislação, que isso é uma prioridade. “Vamos analisar e buscar uma mudança das leis de execução de emendas parlamentares e de outros recursos para que a gente não tenha esse impedimento quando forem selecionadas as instituições que receberão estes repasses. Vamos lutar para encontrar os melhores caminhos para que essas leis sejam adequadas da melhor forma para seguir beneficiando todas as instituições que precisam dessa verba para seguir prestando assistência para a sociedade”, finalizou o vereador Dudu.