O vereador Petrus Evelyn (PP) teve seu Projeto de Lei aprovado na sessão legislativa desta última terça-feira (17). A proposta dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação diária de informações operacionais das unidades de saúde do município de Teresina, com o objetivo de ampliar a transparência e facilitar o acesso da população aos dados da rede pública.

Segundo o texto aprovado, deverão ser publicadas diariamente, de forma clara, acessível e atualizada, informações como o número de profissionais em serviço, especialidades médicas disponíveis, quantidade de atendimentos realizados e o tempo médio de espera. A medida se aplica a todas as unidades básicas de saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e centros de saúde sob responsabilidade da Prefeitura.
“O cidadão precisa saber o que está funcionando, onde há atendimento, quais os profissionais disponíveis e quanto tempo, em média, se espera por um serviço. Isso fortalece o controle social e evita a desinformação”, destacou o vereador Petrus Evelyn.
A proposta ainda prevê que os dados sejam divulgados nos canais oficiais da Prefeitura, como o site institucional e aplicativos utilizados pela gestão, em linguagem acessível à população.
O projeto segue agora para sanção do chefe do Poder Executivo.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano