O vereador Petrus Evelyn (PP) teve seu Projeto de Lei aprovado na sessão legislativa desta última terça-feira (17). A proposta dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação diária de informações operacionais das unidades de saúde do município de Teresina, com o objetivo de ampliar a transparência e facilitar o acesso da população aos dados da rede pública.
Segundo o texto aprovado, deverão ser publicadas diariamente, de forma clara, acessível e atualizada, informações como o número de profissionais em serviço, especialidades médicas disponíveis, quantidade de atendimentos realizados e o tempo médio de espera. A medida se aplica a todas as unidades básicas de saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e centros de saúde sob responsabilidade da Prefeitura.
“O cidadão precisa saber o que está funcionando, onde há atendimento, quais os profissionais disponíveis e quanto tempo, em média, se espera por um serviço. Isso fortalece o controle social e evita a desinformação”, destacou o vereador Petrus Evelyn.
A proposta ainda prevê que os dados sejam divulgados nos canais oficiais da Prefeitura, como o site institucional e aplicativos utilizados pela gestão, em linguagem acessível à população.
O projeto segue agora para sanção do chefe do Poder Executivo.
CPI do Déficit Bilionário ouve ex-secretários de Finanças
Draga Alana reforça compromisso com a população de Teresina e destaca atuação durante o recesso parlamentar
Votação de projetos e manifestação de pesar marcam retorno das atividades no plenário da CMT nesta terça-feira (5)
Atividades no plenário são retomadas nesta terça (5) com discussão sobre emendas e orçamento
Draga Alana destaca criação de emenda de bancada na LDO e defende atuação coletiva em defesa de Teresina
Nova lei amplia transparência nas unidades de saúde da capital