A Câmara Municipal de Teresina realizará, nesta quarta-feira (11), às 11h, uma Sessão Solene em alusão aos 50 anos da Embrapa Meio-Norte. A proposição é do vereador Inácio Carvalho, (PT), que destaca a importância da homenagem à empresa pública de pesquisa agropecuária que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento sustentável da agropecuária no Brasil, especialmente na região Meio-Norte, composta pelos estados do Piauí e Maranhão.

A Embrapa Meio-Norte foi criada em 1975, dois anos após a fundação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e completa 50 anos de atuação em 13 de junho de 2025. A Unidade é referência na geração de tecnologias e inovações voltadas para a realidade dos biomas locais, como Caatinga, Cerrado, Amazônia, Marinho-Costeiro e os ecótonos, zonas de transição ecológica, fortalecendo cadeias produtivas estratégicas e influenciando políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural e a redução das desigualdades sociais.
Durante a sessão, pesquisadores, técnicos e representantes da Embrapa serão homenageados pela contribuição à ciência, ao meio ambiente e à segurança alimentar do país.
“O trabalho da Embrapa Meio-Norte é um verdadeiro patrimônio para o nosso estado e para o Brasil. São cinco décadas de dedicação à pesquisa, à sustentabilidade e à melhoria de vida no campo. Reconhecer essa trajetória é reconhecer a força da ciência e da inovação na transformação social e econômica do nosso país”, afirmou o vereador Inácio Carvalho.
A sessão será aberta ao público e transmitida pelos canais oficiais da Câmara Municipal de Teresina.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano