Nesta quarta-feira (20), a Câmara Municipal de Teresina entregou mais 31 laudos médicos de um total de 72 requisitados durante o Neuro em Ação da 4ª edição do projeto Câmara em Ação, realizado no bairro Vale do Gavião, zona Leste de Teresina.
A iniciativa amplia o acesso ao diagnóstico precoce de condições que afetam o desenvolvimento cerebral das crianças que apresentam quadros de transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção e aprendizagem, paralisia cerebral, distúrbios de aprendizagem, deficiência intelectual e síndrome de Rett.
Presidente Enzo Samuel, ao centro, e famíliares presentes na entrega dos laudos médicos
O presidente Enzo Samuel ressaltou a análise cuidadosa de cada caso e família, considerando a dificuldade de acesso a neurologistas pediátricos na rede pública e privada. Segundo ele, o Neuro em Ação foi criado para preencher essa lacuna, proporcionando triagem para todos os pacientes do projeto.
“Trabalhamos com responsabilidade, avaliando cada caso, cada família e cada criança que apresenta alguma condição de neurodesenvolvimento. Essa iniciativa é uma realidade implementada pela nossa gestão. Já estendemos para a zona sul e zona leste, e pretendemos levar para toda Teresina”, disse.
Diretora de Recursos Humanos, Narah Carter, e a médica Clara Linda Alencar
A médica Clara Linda Alencar, presidente do Instituto Rizo Movement, mostrou a importância de promover os direitos humanos para garantir igualdade de oportunidades a todos, especialmente ao lidar com pessoas com deficiência. Ela expressou sua visão sobre criar oportunidades para o máximo desenvolvimento e independência desses indivíduos. Além disso, destacou a preocupação com a demora em acessar os serviços.
“Quando me perguntam qual é um dos maiores problemas na saúde pública, falo que é o tempo de espera de cerca de dois anos e meio para chegarem até esse diagnóstico. Isso é um grande problema, uma grande dor. Com esses laudos médicos, as famílias terão toda a documentação necessária para solicitar benefícios estaduais, municipais e culturais, bem como orientações para prescrições e terapias”, finalizou
Além dos serviços de saúde, o Câmara em Ação já realizou mais de 10 mil atendimentos gratuitos em áreas como lazer, qualificação e assistência social ao longo das quatro edições, demonstrando um contínuo compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento da população.
Projeto do Pelotão Escolar da Guarda Municipal é aprovado e deverá contar com viaturas exclusivas em Teresina
Samantha Cavalca propõe criação de Escola Municipal de Trânsito com projeto de decreto
Vereadora Samantha Cavalca discute avanços para a Guarda Municipal com Secretário de Segurança
Alunos da Escola Ambiental 15 de Outubro visitam a Câmara Municipal
Câmara debate regularização fundiária e desapropriação em Teresina, proposta de João Pereira (PT)
Vereadora Lucy Soares participa de reunião na Strans
Draga Alana destaca pavimentação em mais de 20 bairros de Teresina