
A Câmara Municipal de Teresina realizou na manhã desta terça-feira (06) uma sessão solene em homenagem aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). A iniciativa, de autoria do vereador João Pereira, celebrou o dia desses profissionais, comemorado anualmente em 4 de outubro, e reforçou um debate sobre a valorização e as necessidades da categoria.

“São a linha de frente da saúde preventiva, essenciais especialmente nas áreas periféricas. Salvam vidas, melhoram a qualidade de vida da população e reduzem os custos do sistema de saúde por meio de ações educativas, monitoramento epidemiológico e controle ambiental”, disse João Pereira.

Representando as mulheres das categorias, Laedna Marques relembrou antigas reivindicações quando, “por volta de 2005, 2007”, lutava pelo reconhecimento da categoria, que na época eram concursados, mas ainda não tinham o status de servidor efetivo/estatutário. Laedna apontou problemas antigos, mesmo após conquistas. “Conseguimos o que parecia simples, protetor solar e plano de saúde, que precisa ser reajustado. Quinze anos que é R$ 53," criticou o valor defasado do benefício.
O vereador Roncallin expressou grande admiração pela classe e afirmou que vai intensificar a luta por uma maior valorização. “Começa agora, com esta sessão solene, e depois queremos levar vocês para a Comissão de Saúde, da qual fazemos parte, para discutir progressões e promoções”, declarou.

"Toda atividade humana é importante, mas o trabalho de dedicação ao próximo é maior. Dar a vida, dar o sangue pelo próximo é algo nobre. Infelizmente, não tem tido ao longo de décadas a atenção que merece," disse o vereador Leondidas Júnior. O vereador também alertou para o último concurso para a área realizado em 2011.

Encerrando a sessão, o vereador João Pereira, autor da homenagem, anunciou que irá propor nos próximos dias a criação de uma Frente Parlamentar em defesa da categoria para corrigir as "distorções existentes." Entre as medidas a serem solicitadas estão a destinação de Emendas, a discussão de uma Lei complementar para aposentadoria especial, a melhoria do valor dos tickets e a garantia de protetor solar para todo o mês.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano