
Por iniciativa do vereador João Pereira, a Câmara Municipal de Teresina comemorou com sessão solene, na manhã desta quinta-feira (30), o Dia do Comerciário, celebrado em 27 de outubro. O vereador lembrou que os comerciantes movimentam a vida urbana desde os tempos das feiras populares e armazéns tradicionais, até o presente, com o crescimento do setor varejista, atacadista e de serviços.

“Estes profissionais movimentam diariamente a vida urbana, impulsionam a economia local e sustentam milhares de famílias com seu trabalho digno. Estão presentes em cada esquina de Teresina, nas lojas do centro, nos shoppings, nos supermercados, nos mercados públicos, nos pequenos comércios de bairro e nos serviços que mantêm nossa cidade pulsando”, parabenizou João Pereira.
As principais bandeiras do movimento sindical foram levantadas pelo ex-vereador Odaly Medeiros. "Participação nos lucros e resultados não caem do céu. Plano de saúde não cai do céu. As conquistas vêm quando unimos forças", declarou. Odaly chamou a atenção para a campanha pelo fim da escala de trabalho 6x1, considerada exaustiva, e pela isenção do Imposto de Renda para trabalhadores com rendimento de até R$ 5 mil mensais.

Os trabalhadores também apresentaram outras reivindicações, como restaurantes populares e uma nova creche em tempo integral na região central para filhos de trabalhadores.
“Todos os dias, mães me ligam perguntando quando vai iniciar a inscrição da creche. Tivemos 145 fichas de inscrições, mas fiquei com 127 mães que não conseguiram vagas na CMEI João Mendes Olímpio. Estamos precisando urgentemente de mais creches, não só no centro mas em todos os bairros de Teresina”, reivindicou a secretária da Mulher do sindicato dos Comerciários, Rosângela Barbosa.

Participaram ainda da sessão o Serviço Social da Indústria (Sesi), a Associação de Pessoal do banco Caixa (Apcef), o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Médio Parnaíba (Sitricom), a CUT e líderes comunitários.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano