Dia Internacional das Meninas é celebrado na Câmara pela ONG Plan International

Publicado em 11/10/2023 15:45
Por: Euro Viveiros

A Câmara Municipal de Teresina foi palco de uma celebração especial em alusão ao Dia Internacional das Meninas, evento promovido pela ONG Plan International que contou com a presença da Procuradoria da Mulher e alunas da Escola de Liderança para Meninas da ONG. Foram realizadas palestras, painéis de discussão e atividades interativas que abordaram educação, saúde, segurança e participação social das meninas.

a Plan apoia crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade

O Dia Internacional das Meninas, comemorado no 11 de outubro, também faz parte do calendário oficial do município. A data destaca a importância da igualdade de gênero e do empoderamento das meninas e jovens mulheres.

O presidente Enzo Samuel (PDT) demonstrou seu apoio e compromisso com a causa ao sediar o evento e participar ativamente das discussões. Acompanhando o vereador estavam as procuradoras da mulher, as vereadoras Elzuila Calisto (PT), Pollyana Rocha (PV) e Fernanda Gomes (SD), todas engajadas na promoção da igualdade de gênero e na defesa dos direitos das mulheres.

Mesa composta por vereadores e membros da Plan International Brasil

A ONG Plan International Brasil também promoveu a campanha “Acelerar o Relógio”, tempo criado pelo Fórum Econômico Mundial que estima o prazo de 131 anos para alcançar a paridade total entre os gêneros. No ritmo atual, as desigualdades persistiriam até 2154. A organização destaca que o progresso rumo à igualdade tem sido lento, com estudos recentes apontando pouco avanço entre 2015 e 2020, e a pandemia de Covid-19 agravou a situação, incluindo o aumento da violência contra mulheres e o número de casamentos infantis. Para promover a igualdade de gênero, a ONG enfatiza o incentivo ao ativismo de meninas e jovens mulheres.

A celebração teve sua abertura no plenarinho da Câmara Municipal

A Procuradora da Mulher e vice-presidente da Câmara, vereadora Pollyanna Rocha, disse que o encontro tinha grande importância para a Casa. “Estamos em um espaço que deve ser de igualdade, um lugar onde todas têm o direito de estar. Juntas, continuaremos a lutar para que meninas em todo o mundo possam crescer e prosperar em ambientes que valorizem suas vozes, seus sonhos e seu potencial”.

“É importante destacar que Teresina é a primeira capital brasileira a ser instituída o Dia Internacional da Menina, em 2016. Estamos dando visibilidade aos obstáculos que elas enfrentam ao acessar seus direitos. Não vamos parar até alcançar essa igualdade”, afirmou a Facilitadora de Projetos na Plan International Brasil, Thayná Lima.

Oficinas e entregas de certificados também foram parte da programação

Para a vereadora Elzuila Calisto (PT), a predominância de homens em espaços de poder é uma questão estrutural, e a educação das novas gerações será fundamental para alcançar a igualdade entre homens e mulheres. "A predominância masculina em espaços como a presidência reforça a importância de mudar essa realidade, reconhecendo os avanços já alcançados e o empoderamento das mulheres em posições de gestão", comentou a parlamentar.

A vereadora Fernanda Gomes parabenizou a ONG PLAN e a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Teresina pelo Dia Internacional das Meninas. Ela destacou a importância de ampliar os espaços para as mulheres, as responsabilidades como mulher jovem no parlamento e seu compromisso com o empoderamento feminino e políticas para as mulheres.