A Câmara Municipal de Teresina foi palco de uma celebração especial em alusão ao Dia Internacional das Meninas, evento promovido pela ONG Plan International que contou com a presença da Procuradoria da Mulher e alunas da Escola de Liderança para Meninas da ONG. Foram realizadas palestras, painéis de discussão e atividades interativas que abordaram educação, saúde, segurança e participação social das meninas.
a Plan apoia crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade
O Dia Internacional das Meninas, comemorado no 11 de outubro, também faz parte do calendário oficial do município. A data destaca a importância da igualdade de gênero e do empoderamento das meninas e jovens mulheres.
O presidente Enzo Samuel (PDT) demonstrou seu apoio e compromisso com a causa ao sediar o evento e participar ativamente das discussões. Acompanhando o vereador estavam as procuradoras da mulher, as vereadoras Elzuila Calisto (PT), Pollyana Rocha (PV) e Fernanda Gomes (SD), todas engajadas na promoção da igualdade de gênero e na defesa dos direitos das mulheres.
Mesa composta por vereadores e membros da Plan International Brasil
A ONG Plan International Brasil também promoveu a campanha “Acelerar o Relógio”, tempo criado pelo Fórum Econômico Mundial que estima o prazo de 131 anos para alcançar a paridade total entre os gêneros. No ritmo atual, as desigualdades persistiriam até 2154. A organização destaca que o progresso rumo à igualdade tem sido lento, com estudos recentes apontando pouco avanço entre 2015 e 2020, e a pandemia de Covid-19 agravou a situação, incluindo o aumento da violência contra mulheres e o número de casamentos infantis. Para promover a igualdade de gênero, a ONG enfatiza o incentivo ao ativismo de meninas e jovens mulheres.
A celebração teve sua abertura no plenarinho da Câmara Municipal
A Procuradora da Mulher e vice-presidente da Câmara, vereadora Pollyanna Rocha, disse que o encontro tinha grande importância para a Casa. “Estamos em um espaço que deve ser de igualdade, um lugar onde todas têm o direito de estar. Juntas, continuaremos a lutar para que meninas em todo o mundo possam crescer e prosperar em ambientes que valorizem suas vozes, seus sonhos e seu potencial”.
“É importante destacar que Teresina é a primeira capital brasileira a ser instituída o Dia Internacional da Menina, em 2016. Estamos dando visibilidade aos obstáculos que elas enfrentam ao acessar seus direitos. Não vamos parar até alcançar essa igualdade”, afirmou a Facilitadora de Projetos na Plan International Brasil, Thayná Lima.
Oficinas e entregas de certificados também foram parte da programação
Para a vereadora Elzuila Calisto (PT), a predominância de homens em espaços de poder é uma questão estrutural, e a educação das novas gerações será fundamental para alcançar a igualdade entre homens e mulheres. "A predominância masculina em espaços como a presidência reforça a importância de mudar essa realidade, reconhecendo os avanços já alcançados e o empoderamento das mulheres em posições de gestão", comentou a parlamentar.
A vereadora Fernanda Gomes parabenizou a ONG PLAN e a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Teresina pelo Dia Internacional das Meninas. Ela destacou a importância de ampliar os espaços para as mulheres, as responsabilidades como mulher jovem no parlamento e seu compromisso com o empoderamento feminino e políticas para as mulheres.
Vereadora Lucy Soares leva demandas das comunidades para o superintendente SDU Norte
Vereador Petrus Evelyn impetra Mandado de Segurança para garantir transparência na Gestão Municipal
Técnicos Industriais são homenageados em sessão solene
Melhorias em 10 ruas da Chapadinha Sul são viabilizadas após apoio do vereador Draga Alana
Vereadora Samantha Cavalca retorna à Câmara Municipal de Teresina
Samantha Cavalca e Pedro Alcântara reassumem mandato na Câmara
Câmara concede quatro Títulos de Cidadania nesta sexta-feira (10)
Aprovado o Projeto que institui a Política de Divulgação Pública de Escolas Irregulares em Teresina
Vereador Fernando Lima propõe prorrogação da CPI do Lixo por 60 dias