
O vereador de Teresina, Eduardo Draga Alana (PSD), destacou a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, ocorrida nesta terça-feira (15) na Câmara Municipal, com destaque para a criação da Indicação Parlamentar Coletiva (IPC), também conhecida como emenda de bancada. O novo instrumento fortalece a atuação conjunta dos vereadores na definição de prioridades para o uso dos recursos públicos da capital.
Para o parlamentar, a medida representa um avanço no diálogo entre os mandatos e promove maior equilíbrio entre as demandas populares e o planejamento estratégico do município.
“A Indicação Parlamentar Coletiva é um passo importante para uma atuação mais articulada da Câmara. Com ela, podemos garantir que obras estruturantes, como a conclusão da Ponte da UFPI, e muitas outras hoje paradas, sejam contempladas com os recursos necessários. É o povo quem ganha com isso”, afirmou Draga Alana.
A emenda de bancada, de autoria do vereador Fernando Lima (PDT), permitirá que vereadores apresentem ajustes ao orçamento municipal de forma coletiva, priorizando investimentos com maior impacto social e territorial.
Aprovação da LDO 2026
A LDO aprovada define as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 e estabelece metas, prioridades e critérios para a aplicação dos recursos públicos. Além da emenda de bancada, o texto também manteve a destinação de verbas para emendas parlamentares individuais e a continuidade do Orçamento Popular, ferramenta de participação direta da população na escolha de obras e serviços prioritários para os bairros.
“A cidade precisa de mais união na política e menos vaidade. A emenda de bancada é um instrumento de convergência. Juntos, temos mais condições de destravar projetos, pressionar por investimentos e entregar resultados concretos para quem mais precisa”, destacou Draga Alana.
Apesar do recesso legislativo iniciado com o encerramento da sessão, os trabalhos de gabinete e as articulações continuam. As sessões ordinárias na Câmara Municipal de Teresina serão retomadas no dia 1º de agosto.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano