O vereador de Teresina Eduardo Draga Alana (PSD) reconheceu, nesta terça-feira (8), a relevância do Orçamento Participativo (OPA), programa do Governo do Piauí, que permite à população participar diretamente da definição de prioridades no uso de parte dos recursos públicos e defendeu sua ampliação para mais municípios, especialmente os menores, que enfrentam dificuldades históricas por falta de investimentos estruturais. Durante pronunciamento na Câmara de Vereadores, o parlamentar destacou que a iniciativa representa um avanço democrático e deve alcançar um número maior de cidades no estado.
“O orçamento participativo, onde o cidadão, o líder comunitário, o morador de uma localidade que realmente precisa de benefício, dá a sua opinião, dá a sua sugestão, votado em toda a comunidade para você indicar uma obra. É a população decidindo onde o recurso deve ser aplicado”, disse o vereador.
Segundo Draga Alana, o OPA fortalece a democracia ao permitir que a própria comunidade aponte o que é prioridade em seus bairros e localidades. O programa teve o ciclo 2025-2026 lançado em março, com um aporte de R$ 80 milhões para atender às demandas populares que forem mais votadas.
Para o parlamentar, iniciativas como o Orçamento Participativo fortalecem o vínculo entre o poder público e a sociedade, assegurando que os recursos públicos sejam aplicados de forma mais justa, transparente e voltada às reais necessidades da população. Ele ressaltou o sucesso da iniciativa e que deve ser ampliado para além das grandes cidades.
“O que nós queremos é parabenizar por mais OPA por nosso estado por inteiro, que cresça não só em Teresina, Parnaíba, Picos, como várias outras cidades pequenas também. E essa iniciativa do governador tem que ser ressaltada e parabenizada sempre, porque realmente muda a vida das pessoas”, destacou.
Draga Alana também rebateu críticas feitas ao programa e reforçou que o OPA tem caráter contínuo, sendo executado anualmente e não apenas em períodos eleitorais.
“O ano passado que foi votado está sendo executado hoje, o que vai ser votado esse ano vai ser executado no próximo ano, então todo ano tem OPA, não é só em época de eleição não”, finalizou.
Draga Alana reconhece importância do OPA para Teresina e defende expansão para cidades menores do Piauí
Vereador Inácio Carvalho defende visibilidade do nome Petrônio Portella no aeroporto de Teresina
Vereadora Samantha Cavalca propõe ‘Lei do Abuso Zero’ para combater exploração sexual infantil em Teresina
Enzo Samuel avalia positivamente mudanças no aterro sanitário e destaca papel da Câmara
Samantha Cavalca avalia como positivas as medidas adotadas pela Prefeitura após visita ao aterro sanitário
Dois novos aterros sanitários são anunciados por vereadores em reunião com a Prefeitura
Draga Alana cobra respostas após nova saída de presidente da FMS: “Falta gestão. Sobra caos”
Projeto que homenageia a arqueóloga Niède Guidon com nomeação do Parque da Floresta Fóssil é aprovado em primeira votação
Vereadora Samantha Cavalca denuncia abandono e insegurança no aterro sanitário de Teresina
Comitiva de vereadores visita aterro municipal