Alta demanda
O primeiro Neuro em Ação de 2024 surpreendeu o presidente da Câmara Municipal de Teresina, ao atrair um número significativo de famílias. Na tarde de hoje, 14, aproximadamente 200 pais e mães estiveram presentes na reunião com a equipe do projeto, superando de forma significativa o número de participantes em comparação com edições anteriores.

O encontro aconteceu na Unidade Escolar Cristino Castelo Branco
O Neuro em Ação é uma iniciativa presente no Projeto Câmara em Ação, que busca simplificar o diagnóstico precoce de condições que afetam o desenvolvimento neurológico infantil. Entre as condições abordadas estão o autismo, o déficit de atenção e aprendizagem, a paralisia cerebral, os distúrbios de aprendizagem, a deficiência intelectual e a síndrome de Rett.
.jpeg?no-cache=1710448952420)
o Neuro em Ação foi criado para proporcionar uma triagem a todos os pacientes do projeto
O presidente Enzo Samuel destaca a importância de identificar e seguir o tratamento para garantir o desenvolvimento saudável das crianças, tanto físico quanto mental e emocional. "O laudo de comprovação é fundamental para garantir uma boa educação, um acompanhamento médico adequado e o acesso a benefícios previdenciários”, disse. Enzo também celebra a contribuição para diminuir a fila do sistema de saúde pública, que atualmente as famílias podem ter um tempo de espera superior a um ano.

A primeira edição atendeu quase 130 pacientes
A neuropediatra Clara Linda Alencar, presidente do Instituto Rizo Movement, ressaltou a necessidade de promover os direitos humanos para garantir igualdade de oportunidades a todos.Parte superior do formulário “Quando me perguntam sobre um dos maiores desafios na saúde pública, destaco o longo tempo de espera, em média de dois anos e meio, para obter um diagnóstico. Isso representa uma grande dificuldade, uma grande angústia. Com esses laudos médicos, as famílias terão toda a documentação necessária para solicitar benefícios estaduais, municipais e culturais, além de receber orientações para prescrições e terapias", concluiu.
Os atendimentos gratuitos às crianças estão ocorrendo na Escola Cristino Castelo Branco, localizada no bairro Buenos Aires, todas as manhãs, até o dia 5 de abril, quando será realizada a 5ª edição do Câmara em Ação. O evento já beneficiou mais de 10 mil pessoas e promete ser maior, reunindo 35 parceiros que oferecem uma variedade de serviços que auxiliam no acesso da comunidade a direitos básicos e promovem um dia de cidadania. Além disso, haverá uma audiência pública com o tema "Educação Inovadora e Governança Assertiva".
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano