O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel, comentou nesta segunda-feira (7) as mudanças anunciadas pela Prefeitura de Teresina em relação ao lixão da capital com a contratação de dois aterros sanitários privados. O parlamentar avaliou positivamente as medidas e destacou o papel importante da Câmara na cobrança por providências e na busca por soluções para a situação do local.
As medidas anunciadas pelo prefeito Silvio Mendes foram apresentadas durante reunião com vereadores e autoridades de diversos poderes, realizada no Palácio da Cidade na última sexta-feira (5). O encontro aconteceu após mobilizações do Legislativo Municipal, entre elas o pronunciamento do presidente Enzo Samuel na tribuna, onde destacou a omissão do poder público como determinante para a morte do menino de 12 anos, David, no aterro, fato que expôs de forma trágica a realidade das famílias que vivem do trabalho informal no lixão.
Enzo Samuel e uma comissão de vereadores também visitaram o local e presenciaram de perto as condições precárias enfrentadas por catadores e suas famílias.
Na avaliação do presidente, as iniciativas da Câmara foram decisivas para pautar o tema com urgência junto ao Executivo e mobilizar outras instituições.
‘’A Câmara vê com bons olhos, decisão acertada. Além de você resolver um problema social, porque quando você vê aquelas famílias dividindo espaço com urubus, com o resto de comida, é muito forte. Também contatamos que só tinham ali seis seguranças, é menos do que temos na Câmara, para um espaço muito maior. Então, é uma medida acertada do doutor Silvio, que eu tenho certeza que vai resolver boa parte dos problemas’’, pontuou.
Entre as ações anunciadas pela Prefeitura, estão:
O aterro sanitário passará a receber apenas lixo inerte, como resíduos de capina e varrição, excluindo materiais recicláveis como plástico, metal, vidro e papelão;
O espaço será cercado, limitando o acesso a pessoas não autorizadas e aumentando a segurança no local;
Um galpão já existente, antes utilizado para armazenamento de pneus, será adaptado para funcionar como espaço educativo, com atividades para crianças aos fins de semana, a fim de evitar que acompanhem os pais durante a coleta;
Está em andamento uma nova licitação para modernizar a destinação do lixo em Teresina, o que deve mudar de forma definitiva a realidade do aterro.
Draga Alana reconhece importância do OPA para Teresina e defende expansão para cidades menores do Piauí
Vereador Inácio Carvalho defende visibilidade do nome Petrônio Portella no aeroporto de Teresina
Vereadora Samantha Cavalca propõe ‘Lei do Abuso Zero’ para combater exploração sexual infantil em Teresina
Enzo Samuel avalia positivamente mudanças no aterro sanitário e destaca papel da Câmara
Samantha Cavalca avalia como positivas as medidas adotadas pela Prefeitura após visita ao aterro sanitário
Dois novos aterros sanitários são anunciados por vereadores em reunião com a Prefeitura
Draga Alana cobra respostas após nova saída de presidente da FMS: “Falta gestão. Sobra caos”
Projeto que homenageia a arqueóloga Niède Guidon com nomeação do Parque da Floresta Fóssil é aprovado em primeira votação
Vereadora Samantha Cavalca denuncia abandono e insegurança no aterro sanitário de Teresina
Comitiva de vereadores visita aterro municipal