
A primeira turma do programa CapacitIA, promovida pela Escola do Legislativo Vereador Firmino Filho, começou na tarde desta segunda-feira (22), no plenarinho da da Câmara Municipal de Teresina. O encontro trouxe conteúdos sobre inteligência artificial, passando por conceitos básicos, evolução histórica, subáreas, ética, proteção de dados e também práticas com prompts de comando.
O CapacitIA é uma iniciativa do Governo do Piauí que capacita servidores públicos a integrar inteligência artificial e ferramentas tecnológicas em suas atividades. A coordenação do programa é da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), em parceria com a Secretaria de Administração (SEAD) e a Escola de Governo (Egepi).

A aula foi ministrada pela coordenadora de Transparência e encarregada de Proteção de Dados, Fernanda Costa, e pelo gerente de Programas de I.A., Alexandre Barros, servidores da Secretaria de Inteligência Artificial (SIA).
“É uma alegria estar hoje aqui para falar de um tema tão atual e relevante, que é a inteligência artificial, especialmente sobre os impactos éticos e conceituais. Vemos que a capacitação da Secretaria de Inteligência Artificial só tem crescido, e já estamos chegando à marca de quase mil servidores capacitados, o que demonstra não apenas o interesse crescente das pessoas pelo tema, mas também o compromisso das instituições em nos manter preparados para as tecnologias do futuro”, disse a ministrante Fernanda.

O CapacitIA é um curso de 20 horas/aula, distribuídas em cinco encontros. Conforme explica o gerente de Programas de I.A., Alexandre Barros, o primeiro passo é mostrar por que essas ferramentas existem e como podem ser utilizadas. Entre as atividades da formação, os alunos aprendem a analisar e desenvolver automações.
A segunda edição do CapacitIA já está com inscrições abertas. A formação será realizada de 29 de setembro a 3 de outubro de 2025, das 14h às 18h, no Plenarinho da Câmara. Os participantes devem levar notebook para as atividades. As inscrições podem ser feitas em https://doity.com.br/24-curso-programa-capacitia-2-turma-camerara-municipal.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano