O ano legislativo de 2025 foi aberto com uma sessão solene realizada nesta terça-feira (4) na Câmara Municipal de Teresina. A cerimônia, conduzida pelo presidente da Casa, Enzo Samuel, teve início com a tradicional leitura da mensagem anual, feita pelo prefeito Silvio Mendes.
“O que esperamos é que cada vereador nesta Casa possa compreender o seu papel e a sua importância dentro da sociedade. Temos a missão de representar os interesses da nossa população, principalmente naquilo que mais lhe dói. Então, vamos continuar nossos trabalhos aqui, com o objetivo de construir uma Teresina para todos”, disse o presidente Enzo Samuel.

No documento lido por Silvio, chefe do Executivo municipal, ele fez um balanço dos desafios enfrentados pela cidade e apresentou novos projetos para diversas áreas. O prefeito destacou que "pela primeira vez na história, fomos obrigados a decretar a situação de emergência pública na Saúde".
Silvio também reafirmou seu compromisso com Teresina, ressaltando que a melhoria da qualidade de vida dos teresinenses continua sendo uma de suas prioridades, com o apoio da Câmara Municipal. "É nossa obrigação, nosso dever dar as mãos a todos, sem exclusão de qualquer natureza, e tratarmos desigualmente aqueles que são desiguais", concluiu.

“Todos os 29 vereadores debaterão pautas importantes para a cidade, principalmente nas áreas de saúde e transporte coletivo, que são as pautas mais cobradas na Câmara Municipal”, declarou o vereador Juca Alves. O vereador Venâncio Cardoso acrescentou “que tratem menos de política e mais de gestão. A ideia é unir forças para melhorar a cidade”.
Na mesa de honra, estiveram presentes o prefeito de Teresina, Dr. Silvio Mendes; o senador Marcelo Castro; o deputado federal Castro Neto, representando o Congresso Nacional; a deputada estadual Ana Paula, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI); o vice-prefeito e secretário de Governo Municipal, Jeová Alencar; as vereadoras Fernanda Gomes e Elzuila Calisto, 1ª e 2ª secretárias da Mesa Diretora da Câmara Municipal; e a procuradora do município, Virgínia Gomes.
A abertura oficial do ano legislativo marca o retorno das atividades no plenário, que retoma suas sessões ordinárias amanhã, 5 de fevereiro, com a análise de projetos de lei, proposições e debates sobre as necessidades mais urgentes da cidade.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano