Proposta do vereador do PSB visa reforçar a segurança na zona rural da capital sem gerar custos adicionais ao município.
Foi aprovado em sessão plenária nesta quarta-feira (25) o indicativo de projeto de autoria do vereador Leôndidas Júnior (PSB), que cria a Guarda Municipal Rural em Teresina. A proposta do indicativo de lei tem como objetivo garantir a presença da Guarda Civil Municipal (GCM) nas áreas rurais, reforçando o combate à violência e à sensação de insegurança enfrentada por essas comunidades.
O projeto não acarretará custos extras aos cofres públicos. Conforme o texto aprovado, a GCM deverá deslocar efetivo e viaturas já existentes para atuar de forma estratégica na zona rural, que atualmente sofre com furtos, assaltos e o abandono por parte do poder público.
“A gente tendo uma GCM rural destacada exclusivamente para a zona rural de Teresina, vai coibir pequenos furtos, assaltos, importunação às mulheres à noite quando chegam dos ônibus rurais para irem até suas casas depois do trabalho”, afirmou Leôndidas Júnior, ao destacar a importância de uma força de segurança mais ativa e próxima das pessoas.
Com a aprovação no plenário da Câmara Municipal de Teresina (CMT), o projeto agora segue para sanção do prefeito Silvio Mendes. Após o aceite, será oficialmente criada a Força-Tarefa Rural da Guarda Civil Municipal de Teresina.
Representantes comerciais do Piauí são homenageados em sessão solene
Leônidas Júnior propõe transporte para catadores em Teresina chegarem aos pontos de coleta de lixo
Vereador Leôndidas Júnior apresenta projeto que exige carteira de vacinação para matrícula escolar em Teresina
Em audiência pública, FMS apresenta relatório de contas da saúde do 2º quadrimestre de 2025
Sessão solene reconhece atuação do Centro Maria Imaculada no tratamento da hanseníase
Vereadora Ana Fidelis tem dois projetos que ampliam direitos de pacientes na saúde aprovados