O jovem empresário Leôndidas Júnior tomou posse nesta quarta-feira (4) como vereador de Teresina. Ele assume o mandato enquanto primeiro suplente do PSB. Durante a solenidade de posse, Leôndidas Júnior ressaltou seu histórico nos movimentos sociais ligados a defesa dos direitos dos estudantes, dos agricultores familiares, dos servidores da educação e defendeu a geração de emprego e renda como o melhor caminho para o desenvolvimento de uma sociedade.

Logo no primeiro dia de mandato, o parlamentar apresentou cinco projetos de leis e um indicativo de projeto nas áreas de segurança, empreendedorismo, tecnologia, incentivo a cultura e uma proposta de regulamentação da atividade de flanelinha em Teresina. “Neste momento temos a consciência que é preciso assumir essa responsabilidade com muita honra, dedicação e esforço, que são as marcas que sempre pautaram a minha vida. E no exercício do mandato de vereador podem ter certeza que vamos dar nossa contribuição para tornar Teresina uma cidade mais humana e desenvolvida, defendendo o interesse coletivo e fiscalizando o poder executivo”, disse o parlamentar.

Leôndidas Júnior afirmou que terá um olhar atento às demandas da cidade, principalmente naquelas áreas em que mais se identifica: a geração de emprego e renda, a melhoria do transporte público, a defesa de uma educação pública de qualidade e o incentivo a produção e ao desenvolvimento rural.
A solenidade de posse foi prestigiada pelos demais vereadores e contou com a presença de autoridades estaduais, municipais e apoiadores do parlamentar.
Veja os projetos de leis protocolados pelo parlamentar em seu primeiro dia de mandato:
1) - Projeto de Lei para isentar micro e pequenas empresas de ISS (Imposto Sobre Serviços ) por 10 anos, desde que abertas por jovens de 18 a 29 anos. Para isso, devem faturar até R$ 360 mil/ano, ter sede no município e cumprir requisitos formais. A proposta prevê fiscalização anual e perda do benefício em caso de irregularidades ou mudança de endereço.
2) Isenção de 100% de ISS e IPTU para MEIs e microempresas de tecnologia (softwares, apps e games). Proposta do vereador Leôndidas Júnior exige prestação de contas anual e visa atrair empresas do setor para a cidade, além de fomentar a abertura local.
3) Projeto que simplifica licenças para pequenos negócios: obras até 200m² ficam dispensadas de alvará, desde que não alterem a estrutura existente. Microempreendedores poderão regularizar projetos apenas pelo sistema ConstruaFácil da Secretaria de Finanças, agilizando a abertura de negócios.
4) Projeto de Lei Municipal para reservar 50% dos recursos culturais para artistas locais em eventos financiados pela prefeitura. A regra vale para músicos, bandas e artistas naturais ou residentes na cidade há pelo menos dois anos. A medida busca fortalecer a cena cultural local com investimento direto em talentos da terra.
5) Indicativo de Projeto de Lei para instituir força-tarefa rural da Guarda Civil Municipal para proteção e fiscalização da zona rural. A 'GCM Rural', proposta pelo vereador Leôndidas Júnior, atuará de forma especializada na extensa zona rural de Teresina.
6) Dispõe sobre a regulamentação da atividade de monitoramento veicular informal (flanelinhas) no município de Teresina, institui cadastro municipal, proíbe a cobrança coercitiva e estabelece normas de atuação.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano