A Câmara Municipal de Teresina realizou na manhã dessa terça-feira (11), a cerimônia de posse da nova gestão da Procuradoria da Mulher para o biênio 2025-2026. A vereadora Elzuila Calisto (PT) assumiu o cargo de Procuradora da Mulher, tendo como Procuradora Adjunta a vereadora Fernanda Gomes (Solidariedade) e como Secretária a vereadora Samantha Cavalca (PP).

Durante a solenidade, o presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel, destacou a importância da continuidade dos trabalhos da Procuradoria. "A Procuradoria da Mulher é um instrumento fundamental na luta por igualdade e justiça para as mulheres de Teresina. Temos a certeza de que a nova gestão seguirá avançando nessa missão, promovendo políticas públicas e dando voz às mulheres que precisam de apoio e proteção", afirmou o presidente.

Em seu discurso de posse, a nova Procuradora da Mulher, Elzuila Calisto, reforçou o compromisso da nova gestão. "Assumo esta função com grande responsabilidade e dedicação. Nosso trabalho será pautado pelo fortalecimento das políticas de proteção às mulheres, pela fiscalização da implementação dessas políticas e pela criação de novos mecanismos de enfrentamento à violência de gênero. Juntas, seguiremos firmes na luta por uma cidade mais justa e igualitária", declarou.
A nova equipe da Procuradoria da Mulher tem como meta fortalecer parcerias com instituições públicas e privadas, ampliar canais de acolhimento às vítimas de violência e incentivar a participação feminina nos espaços de decisão. A gestão 2025-2026 inicia com o desafio de consolidar as conquistas alcançadas e ampliar a atuação da Procuradoria na defesa dos direitos das mulheres teresinenses.
A Procuradoria da Mulher foi criada na Câmara Municipal de Teresina por meio da Resolução Normativa nº 125/2023, de autoria do presidente Enzo Samuel. O órgão tem como missão fortalecer a participação feminina na política e atuar no combate à violência e discriminação contra as mulheres, garantindo a defesa de seus direitos e promovendo políticas públicas voltadas à igualdade de gênero.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano