O vereador Eduardo Draga Alana (PSD) participou, nesta quinta-feira (13), da audiência pública na Câmara de Teresina para debater a cobrança da taxa de esgoto pela concessionária Águas de Teresina. O parlamentar destacou as inúmeras reclamações recebidas da população e cobrou providências imediatas para a resolução da problemática.

Durante seu pronunciamento, Draga Alana criticou duramente a concessionária, enfatizando que os teresinenses enfrentam cobranças abusivas e serviços ineficientes.
“É dever da Águas de Teresina de fazer um trabalho que presta para população teresinense. Eu fui o vereador mais bem votado nessa legislatura, e por onde eu passei foram cobranças de todos os bairros, sendo que a maior reivindicação era o trabalho prestado pela Águas de Teresina. Essa Casa não quer fazer terror com a Águas de Teresina. Nós queremos só o que é de merecido. Esse povo paga taxas abusivas. O filho do pobre que mora lá na favela, um pai de família que não tem o dinheiro para pagar uma água, pois decide entre pagar água ou pagar a comida”, denunciou.
O vereador também ressaltou que diversas comunidades estão sendo prejudicadas pela concessionária. Segundo ele, moradores do bairro Torquato Neto, por exemplo, relataram cortes no fornecimento de água por falta de pagamento, o que tem impactado diretamente famílias de baixa renda.
“Recebi reclamações no meu WhatsApp da população do Torquato Neto, que tem famílias que estão com a água cortada porque não tem dinheiro para pagar, ou come ou pagar água. E aqui, cada vereador, dos 29 aos quais foram eleitos, foram para representar o povo e é isso que faremos pelo povo de Teresina. A população precisa do serviço prestado, precisa que realmente seja prestado algo que realmente eles pagam”, enfatizou.
Além das cobranças indevidas, os parlamentares presentes na audiência também apontaram problemas como a falta de transparência nos relatórios de cumprimento de metas, a destruição de calçadas, o recapeamento asfáltico precário após obras da concessionária e interrupções abruptas no fornecimento de água.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano