Na sessão ordinária desta terça-feira (09), o vereador Petrus Evelyn voltou a denunciar as constantes invasões criminosas de terras em Teresina, destacando dois episódios recentes: um na zona rural da capital, na região do Calengue, e outro em São Raimundo. Segundo o parlamentar, os moradores foram retirados dessas áreas de forma correta e legal após a constatação de que os locais vinham sendo ocupados irregularmente.

Ele alertou, entretanto, que existem muitas outras invasões espalhadas pela cidade, que seguem um mesmo padrão de atuação. De acordo com Petrus Evelyn, o modus operandi dos criminosos é sempre semelhante: inicialmente, grupos de pessoas armadas com facões e até armas de fogo são colocados nos terrenos para intimidar a população, praticando assaltos, queimadas e destruição de áreas verdes.
Em seguida, mulheres grávidas e crianças são levadas para o local numa tentativa de criar a aparência de que a ocupação teria caráter social, voltado para famílias em situação de vulnerabilidade.
“Esses grupos contam, muitas vezes, com apoio político, recebendo assessoria jurídica e logística para se manterem nas áreas invadidas. No fim, o objetivo real é apenas a venda dos terrenos, que inicialmente alegavam ser para moradia de famílias carentes”, denunciou o Vereador.
Petrus lembrou ainda que uma situação semelhante ocorreu no Vale do Gavião, onde houve uma ocupação irregular em uma área de preservação ambiental pertencente à Prefeitura de Teresina, classificada como zona verde. Segundo ele, a invasão provocou desmatamento e colocou em risco a preservação ambiental.
“Felizmente, naquela ocasião, a ação criminosa foi contida rapidamente, mas é preciso atenção permanente para que não se repita. A cidade não pode ser refém de criminosos que usam da fragilidade social como fachada para o crime organizado”, reforçou o parlamentar.
O vereador concluiu pedindo providências às autoridades competentes para que os responsáveis sejam punidos e para que se impeçam novas ocupações ilegais que ameacem a ordem, a segurança da população e o meio ambiente.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano