Prefeito, vice, vereadores e nova Mesa Diretora tomam posse nesta quarta-feira (1º)

Publicado em 01/01/2025 17:42
Por: Alexandre Fonseca
Prefeito, vice-prefeito e vereadores de Teresina 2025-2028

Tomaram posse o prefeito de Teresina Silvio Mendes, o vice-prefeito Jeová Alencar e os 29 vereadores eleitos para a 20ª Legislatura da Câmara Municipal, o quadriênio de 2025-2028. A cerimônia, que marca o início dos mandatos, bem como a eleição da nova Mesa Diretora da Casa, aconteceu na manhã desta quarta-feira (1º), no Teatro do Sesc Cajuína.

Após a execução do Hino de Teresina, a solenidade foi presidida pelo vereador Valdemir Virgino, o parlamentar mais velho entre os reeleitos, conforme estabelece o regimento interno. Para compor a mesa e dar suporte às atividades, foram convidados os vereadores Ismael Silva e Venâncio Cardoso, que atuaram como secretários provisórios, marcando o início das atividades legislativas da nova composição da Câmara Municipal de Teresina.

Mesa de honra, no primeiro momento, formada pelos vereadores reeleitos Ismael Silva, Valdemir Virgino e Venâncio Cardoso


“Prometo exercer com dedicação e lealdade o meu mandato, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição da República, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica Municipal e a legislação em vigor, defendendo a justiça social, a paz e a igualdade de tratamento a todos os cidadãos”, comprometeu-se Virgino.

O termo de posse dos 29 vereadores eleitos no pleito de 6 de outubro de 2024 foi assinado após a leitura do juramento, momento em que cada um colocou a mão direita sobre o peito e respondeu “Assim o prometo”. Entre os parlamentares, estão tanto aqueles que retornam à Casa quanto novos representantes dos teresinenses.

Juramento de Ana Fidelis

“Iniciamos uma jornada em busca de uma capital, de uma cidade melhor. Hoje, celebramos um momento de muita alegria e agradeço a todos que confiaram a mim essa grande responsabilidade. Que Deus nos abençoe, e vamos juntos, com fé, amor ao próximo e trabalho, transformar Teresina”, disse Ana Fidelis, vereadora em seu primeiro mandato.

Na sequência, o vereador Enzo Samuel foi reeleito presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Teresina, em chapa única, para o biênio 2025-2026. Com uma abstenção e um voto contra, o processo de votação foi conduzido pelo vereador Ismael Silva, que solicitou os votos, enquanto o vereador Venâncio Cardoso ficou responsável pela apuração, oficializando a eleição e a definição da nova composição que assumirá a liderança do Legislativo nos próximos dois anos.

Presidente reeleito Enzo Samuel

“Não sabemos se vamos ganhar, mas devemos dar o melhor de nós em cada batalha. Por isso, tudo o que faço na vida coloco nas mãos de Deus. Aos poucos, fomos conseguindo convencer a todos da importância da recondução de nosso trabalho. Respeito aqueles que se abstiveram ou votaram contra, pois todos foram eleitos com o apoio de uma parcela da população. E é assim que funciona a democracia. Precisamos aprender a conviver com as divergências e respeitar posicionamentos diferentes”, comemorou Enzo Samuel.

Além do vereador Enzo Samuel (PDT) como presidente, a Mesa Diretora contará com o vereador Deolindo Moura (PT) como primeiro vice-presidente e o vereador Eduardo Draga Alana (PSD) como segundo vice-presidente. A vereadora Fernanda Gomes (Solidariedade) assumirá a 1ª secretaria, enquanto a 2ª secretaria ficará com a vereadora Elzuila Calisto (PT). Os vereadores Carlos Ribeiro (PDT) e Carpejanne Gomes (Podemos) ocuparão, respectivamente, a 3ª e a 4ª secretarias. A 1ª e 2ª suplências de secretários serão assumidas pela vereadora Ana Fidelis (Republicanos) e o vereador Valdemir Virgino (PRD). O cargo de corregedor-geral será de responsabilidade do vereador Dudu (PT), enquanto a ouvidoria-geral ficará sob a liderança do vereador Bruno Vilarinho (PRD).

Enzo Samuel, ao lado de Fernanda Gomes, cumprimenta Silvio Mendes

Recomposta pelo presidente eleito Enzo Samuel, pela 1ª secretária Fernanda Gomes e pela 2ª secretária Elzuila Calisto, a mesa de honra contou com o prefeito eleito Silvio Mendes e o vice-prefeito Jeová Alencar, após o juramento e a assinatura do termo de posse

Público presente 

Por fim, o prefeito eleito Silvio Mendes expressou o compromisso com a responsabilidade que assume ao servir à cidade de Teresina. Sobre os desafios da política pública, destacou a importância de agir com sabedoria, humildade e dedicação, buscando sempre promover o bem-estar da população.

Prefeito Silvio Mendes

“Teresina merece nosso carinho, nossa paixão e nossa dedicação de vida. Os desafios são enormes, mas tenho certeza de que a coragem é ainda maior. Sem dúvida, fomos eleitos pela maioria dos teresinenses e, como tal, somos prefeitos de todos, quer queiramos ou não. Que sejamos verdadeiros, que cumpramos nossas palavras, que mantenhamos nossos compromissos e que possamos dar respostas”, finalizou o prefeito eleito.


 Vereadores empossados

  1. Aluísio Sampaio (Progressistas)
  2. Ana Fidelis (Republicanos)
  3. Bruno Vilarinho (PRD)
  4. Carlos Ribeiro (PDT)
  5. Carpejanne Gomes (Podemos)
  6. Daniel Carvalho (MDB)
  7. Delegado James Guerra (Avante)
  8. Deolindo Moura (PT)
  9. Dudu (PT)
  10. Eduardo Draga Alana (PSD)
  11. Elzuila Calisto (PT)
  12. Enzo Samuel (PDT)
  13. Fernanda Gomes (Solidariedade)
  14. Fernando Lima (PDT)
  15. Gustavo de Carvalho (PT)
  16. Ismael Silva (Progressistas)
  17. João Pereira (PT)
  18. Joaquim do Arroz (PT)
  19. Juca Alves (PRD)
  20. Lucy Soares (MDB)
  21. Luís André (PL)
  22. Petrus Evelyn (Progressistas)
  23. Roncallin (PRD)
  24. Samuel Alencar (União Brasil)
  25. Tatiana Medeiros (PSB)
  26. Valdemir Virgino (PRD)
  27. Venâncio (PT)
  28. Zé Filho (PSD)
  29. Zé Neto (MDB)