Durante a cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (25) o presidente Enzo Samuel destacou a trajetória da senadora e as suas contribuições ao Estado do Piauí. A honraria foi proposta pelo ex-vereador Caio Bucar em março de 2016.
.jpeg?no-cache=1695665527843)
A Senadora Jussara Lima, é natural de Fronteiras do Piauí, reconhecida por suas contribuições como socióloga e notável atuação na política piauiense, é filiada ao Partido Social Democrático (PSD), esposa do deputado federal Júlio César e mãe do deputado estadual Georgiano Neto, foi eleita primeira suplente do senador Wellington Dias em 2022. Ela assumiu o mandato quando o senador se tornou Ministro do Desenvolvimento Social no terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel, expressou sua gratidão à senadora por seu constante apoio à cidade, destacando a importância de sua liderança que trouxe recursos valiosos. “Se hoje recebe esse título é pela sua importância para o desenvolvimento de Teresina, pela sua história, pela sua dedicação em trazer muito mais para a capital, em seu trabalho no Senado.”
.jpeg?no-cache=1695665553917)
A homenageada Senadora Jussara Lima agradeceu à cidade que a acolheu, e à qual também dedica sua vida pública, ressaltando a importância do trabalho conjunto entre autoridades locais e representantes no Congresso para impulsionar o progresso. “Adotei Teresina como meu lar há 45 anos. Aqui estudei, trabalhei, constituí minha família e criei laços de amizade. Com todos os seus predicados, a cidade demanda cada vez mais atenção e cuidados por parte de todos nós representantes. Carrego determinadas bandeiras que não abro mão, por representarem a defesa de uma sociedade cada vez mais justa e menos desigual”, finalizou.
Propositor à época, quando vereador por Teresina, o atual presidente da Empresa de Processamento de Dados da Prefeitura de Teresina (Prodater), Caio Bucar, reconheceu a figura proeminente da homenageada no cenário político, destacando sua sua defesa pelos interesses, traduzindo em resultados que beneficiam a todos. “E, como no hino da nossa Teresina, os dois rios te abraçam”, agradeceu.
BIOGRAFIA SENADORA JUSSARA LIMA
Antônia Jussara Gomes Alves de Sousa Lima é piauiense, natural de Fronteiras, socióloga formada pela Universidade Católica de Pernambuco. Filha de José Alves de Sousa e Maria Gomes Alves de Sousa, Jussara é casada com o Deputado Federal Júlio César, parlamentar mais votado do Piauí nas eleições de 2022 para a Câmara dos Deputados. É mãe de José Victor Lima e de Georgiano Neto, deputado estadual mais votado da história do Piauí e o segundo deputado mais votado do Nordeste e tem dois enteados, filhos do coração, Julianna e Júlio César Filho, e avó das pequenas Maria Júlia e Maria Helena.
Elegeu-se vereadora pelo PFL em Fronteiras, em 1988, sendo a primeira mulher a exercer mandato eletivo na cidade. Em 2011, foi eleita vice-prefeita pelo PTB na chapa do prefeito Eudes Agripino Ribeiro.
Jussara Lima assumiu o mandato de Senadora da República em fevereiro de 2023, pelo Partido Social Democrático (PSD). Foi eleita primeira suplente do senador Wellington Dias, que comanda a pasta do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2023-2026).
No Senado Federal, defende as bandeiras da participação das mulheres nas esferas de poder, do fortalecimento dos municípios e das causas das minorias. Foi eleita segunda vice-líder da Bancada Feminina do Senado Federal.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano