Foi aprovado nesta terça-feira (28), na Câmara Municipal de Teresina, o projeto de lei que institui a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos em Teresina. De autoria do vereador Dudu Borges (PT), o projeto foi aprovado por unanimidade e segue para a sanção do prefeito.

O projeto busca trazer mais atenção para a causa que atinge, anualmente, várias pessoas no Piauí e no Brasil. “Muitas vezes uma família fica em dúvida, após a morte de um parente, sobre a doação de órgãos deste ente querido. Queremos, com essa lei, apresentar para a população da nossa cidade que um gesto de bondade como esse pode salvar a vida de uma outra pessoa”, explica o vereador Dudu Borges.
O Piauí realiza, atualmente, transplantes de rins e córneas. De acordo com a Central Estadual de Transplantes do Piauí, 867 pessoas estão na fila de espera para transplantes, sendo 474 para transplante de rim e 393 esperam por uma córnea compatível. Com o projeto de lei, ficará definido no calendário municipal a última semana do mês de setembro, dando ênfase ao dia 27 de setembro, quando é comemorado do Dia Nacional da Doação de Órgãos.
“Este projeto busca, principalmente, conscientizar a população da importância desse ato. Quando um transplante é bem sucedido, uma vida é salva e com ele resgata-se também a saúde física e psicológica de toda a família envolvida com o paciente transplantado”, finaliza o vereador.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano