Projeto de Lei propõe semana municipal de conscientização sobre a doação de órgãos

Publicado em 29/11/2023 07:22
Por: Assessoria Parlamentar

Foi aprovado nesta terça-feira (28), na Câmara Municipal de Teresina, o projeto de lei que institui a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos em Teresina. De autoria do vereador Dudu Borges (PT), o projeto foi aprovado por unanimidade e segue para a sanção do prefeito.

O projeto busca trazer mais atenção para a causa que atinge, anualmente, várias pessoas no Piauí e no Brasil. “Muitas vezes uma família fica em dúvida, após a morte de um parente, sobre a doação de órgãos deste ente querido. Queremos, com essa lei, apresentar para a população da nossa cidade que um gesto de bondade como esse pode salvar a vida de uma outra pessoa”, explica o vereador Dudu Borges.

O Piauí realiza, atualmente, transplantes de rins e córneas. De acordo com a Central Estadual de Transplantes do Piauí, 867 pessoas estão na fila de espera para transplantes, sendo 474 para transplante de rim e 393 esperam por uma córnea compatível. Com o projeto de lei, ficará definido no calendário municipal a última semana do mês de setembro, dando ênfase ao dia 27 de setembro, quando é comemorado do Dia Nacional da Doação de Órgãos.

“Este projeto busca, principalmente, conscientizar a população da importância desse ato. Quando um transplante é bem sucedido, uma vida é salva e com ele resgata-se também a saúde física e psicológica de toda a família envolvida com o paciente transplantado”, finaliza o vereador.