O vereador Daniel Carvalho (MDB), apresentou projeto na Câmara Municipal que propõe permitir que empresas patrocinem espaços públicos da cidade, custeando sua manutenção em troca da associação de suas marcas a esses locais. A proposta foi apresentada na Sessão Ordinária desta terça-feira (20) e aprovada em segunda votação nesta quarta-feira (22).

De acordo com o texto da lei, a ideia visa conceder à empresas privadas o direito de explorar a marca em espaços públicos da cidade, e em contrapartida, as marcas irão custear a manutenção desses espaços e equipamentos públicos.
"A exploração onerosa dos nomes dos bens e equipamentos públicos municipais terá por finalidade gerar receitas adicionais aos cofres públicos para o financiamento de políticas e serviços públicos prioritários em Teresina. Caberá ao Poder Legislativo Municipal fiscalizar a aplicação dos recursos públicos oriundos dos contratos de naming rights ", diz o texto.
Para o vereador, a proposta deve abranger espaços de destaque como praças, parques, terminais de integração, teatros e ginásios. O patrocínio retira a obrigatoriedade da Prefeitura de Teresina de realizar novos investimentos, sem aumentar impostos ou endividamento.
"A ideia central é permitir que empresas patrocinadoras adquiram, mediante contrapartida financeira, o direito de associar suas marcas a equipamentos públicos municipais de grande porte, tais como estádios, parques, terminais de ônibus, ginásios e praças, por um período determinado. Em troca, o Município receberá recursos que poderão ser investidos na melhoria dos próprios equipamentos patrocinados e em outros serviços públicos prioritários, sem recorrer a aumentos de impostos ou endividamento. Trata-se, portanto, de ampliar as fontes de receita municipal de forma criativa e sustentável, aliviando os cofres públicos e o contribuinte teresinense", justificou.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano